UFC reúne prefeitos de Eusébio e Aquiraz e gestores do Beach Park para prospectar parcerias para LABOMAR

A Universidade Federal do Ceará promoveu nessa quarta-feira (9), no Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), localizado no Eusébio, um encontro com prefeituras de dois municípios da região metropolitana de Fortaleza e entidades da iniciativa privada, com o objetivo de apresentar as atividades do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e prospectar oportunidades de parcerias

Da administração superior, estiveram presentes ao evento o reitor, Prof. Cândido Albuquerque; o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; o assessor do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim; o coordenador de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Abraão Saraiva; e o assessor jurídico do Gabinete do Reitor, Rodrigo Santos.

Imagem: Encontro reuniu representantes das prefeituras de Aquiraz e Eusébio e entidades da iniciativa privada (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Os representantes do LABOMAR foram a diretora da unidade acadêmica, Profª Ozilea Bezerra Menezes; a vice-diretora, Profª Lidriana Pinheiro; os professores Alberto Nunes, Luis Ernesto Bezerra e Rodrigo Maggioni; a coordenadora-administrativa do CEAC, Ariana Barroso; o servidor técnico-administrativo Ricardo Camurça; e a doutoranda e voluntária do Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), Elissandra Viana.

Como convidados externos, compareceram Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio; Bruno Gonçalves, prefeito eleito de Aquiraz; Ednilton Gomes de Soárez, sócio-diretor do Beach Park; Murilo Pascoal, CEO do Beach Park; Paulo Menezes, diretor de Projetos e Hotelaria do Beach Park; Ivon Levy, diretor Institucional do Beach Park; e Graça Rodrigues, coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Alphaville.

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Abrindo o encontro, a Profª Ozilea Menezes fez uma apresentação sobre as atividades do LABOMAR, que completou 60 anos no início deste mês, destacando as muitas atividades de pesquisa, extensão, monitoramento ambiental e os recursos com os quais conta o Instituto, como a embarcação Argo Equatorial. Ela destacou também a frequente colaboração com o poder público: "Atuamos com o governo estadual na elaboração do plano de manejo do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, única unidade de preservação marinha do Estado, e temos acompanhado, via monitoramento ambiental, a requalificação do aterro da Praia de Iracema que vem sendo feita pela Prefeitura de Fortaleza", disse a diretora, citando, dentre outros, o trabalho do Prof. Luis Ernesto e de sua equipe de mergulhos científicos na análise da vida marinha para avaliar o impacto da obra.

Imagem: Abrindo o encontro, a Profª Ozilea Menezes fez uma apresentação sobre as atividades do LABOMAR, destacando as muitas atividades de pesquisa, extensão, monitoramento ambiental e os recursos com os quais conta o Instituto, como a embarcação Argo Equatorial (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A contribuição extensionista, especialmente por meio do já citado PEAM, foi explanada aos convidados pela doutoranda em Ciências Marinhas Tropicais Elissandra Viana. "Comecei como bolsista de extensão e hoje sou doutoranda no Programa de Pós-Graduação do LABOMAR. Nosso trabalho na extensão inclui palestras, exposição de acervo itinerante, exibições de vídeos, realização de dinâmicas e de passeios na trilha do rio Pacoti. Atendemos da creche à terceira idade e somos parceiros de várias instituições, como a própria UFC, a Fundação Alphaville, a Prefeitura de Eusébio e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA)", enumerou.

EXPECTATIVAS ‒ O reitor Cândido Albuquerque ressaltou que a visão de sua gestão à frente da UFC é de que a Universidade deve ser um local continuamente a serviço da sociedade, e que integrá-la à administração pública e à iniciativa privada não só traz benefícios a todas as esferas, como contribui para o alcance das metas institucionais. "No mundo inteiro é assim. Quando os gestores públicos e investidores privados querem desenvolver um projeto inovador, procuram as universidades. A pesquisa aplicada, como a que é muito bem conduzida por esta unidade [o LABOMAR], é extremamente propícia a essas parcerias", apontou.

"Pedem-nos que tenhamos impacto direto no desenvolvimento econômico, que a Universidade contribua diretamente para a solução dos problemas da atualidade. Para conseguirmos, temos de estar cada vez mais imbricados na sociedade, avançando como uma universidade engajada no nosso tempo", ponderou a Profª Ozilea Menezes, destacando o apoio da atual administração em construir as "pontes" necessárias.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque e Profª Ozilea cumprimentam-se com toque de cotovelos

Ao final da programação, Acilon Gonçalves disse sair com uma impressão muito positiva. "Saio maravilhado por ver que nossa cidade tem um projeto em execução, dentro do município, que faz esse trabalho. Quero que tenhamos cada vez mais oportunidade de trazer nossas crianças para visitar o CEAC e saber a importância do LABOMAR, do meio ambiente, para a vida das pessoas. Espero aumentar a utilização desse equipamento por parte da educação da cidade", declarou o prefeito de Eusébio.

De acordo com o reitor, o objetivo principal do encontro era ouvir todas as esferas e descobrir no que podem se ajudar mutuamente. "O que seria do Ceará sem suas escolas superiores? É chegada a hora de potencializar nossa contribuição para o desenvolvimento do Ceará", resumiu o reitor.

Fonte: Gabinete do Reitor ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.