Grupo de Extensão e Pesquisa em Silvicultura realiza ações de educação ambiental no Delta do Parnaíba

O Grupo de Extensão e Pesquisa em Silvicultura (GEPS), do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, realizou uma série de ações de educação ambiental para jovens e adultos da comunidade Ilha das Canárias, situada no lado maranhense do Delta do Parnaíba. O GEPS, coordenado pelo Prof. Lamartine Oliveira, do Curso de Agronomia, promoveu atividades ligadas à preservação ambiental e ao reflorestamento, em parceria o Instituto Pontes para o Crescimento e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As ações de educação ambiental beneficiaram famílias da comunidade Ilha das Canárias, situada no lado maranhense do Delta do Parnaíba (Foto: Laís Pontes)

Com a estudante Tainá da Silva Cunha, integrante do grupo e aluna do Curso de Agronomia, o professor ministrou palestra sobre a importância da conservação da biodiversidade local, falou sobre as pequenas ações que podem causar degradação ambiental e sobre os problemas de invasão biológica por espécies exóticas. A programação no Delta incluiu também a apresentação de exemplos de projetos bem-sucedidos de uso sustentável dos recursos naturais.

Também foram feitas doações e plantadas 500 mudas florestais de espécies nativas, além da distribuição de kits de educação ambiental infantil, com o objetivo de estimular nas crianças a valorização e a relação afetiva com a caatinga. De acordo com o Prof. Lamartine, cerca de 30 famílias foram beneficiadas.

As ações que foram realizadas no Delta do Parnaíba no período de 9 a 11 deste mês fazem parte do projeto Sustentabilidade na Cadeia Produtiva da Carnaúba (iniciado em 2019 e apoiado pelo GEPS), e foram desenvolvidas pela Pontes Indústria de Cera, como informou o Prof. Lamartine Soares.

SAIBA MAIS – Sobre o trabalho do Grupo de Extensão e Pesquisa em Silvicultura (GEPS), o professor detalha que o objetivo é "contribuir com o desenvolvimento do setor florestal no estado do Ceará e estados vizinhos, através do atendimento de demandas de produtores e empresas rurais, e fortalecendo as atividades de pesquisa e ensino do Curso de Agronomia".

O professor ressalta que o grupo "desenvolve projeto de produção de mudas nativas da caatinga, ações de controle de espécies invasoras e atividades de reflorestamento, e este ano implementou o primeiro arboreto (área de cultivo) de espécies florestais de alta produtividade madeireira". Além disso, diz que o GEPS "está atuando diretamente com a Prefeitura de Gestão Ambiental da UFC, no manejo da arborização dos campi da Universidade".

Outras informações estão no Instagram do GEPS: @agronomianossa.

Fonte: Prof. Lamartine Soares Cardoso, docente do Curso de Agronomia e coordenador do Grupo de Extensão e Pesquisa Silvicultura da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.