Pesquisadores da Computação publicam artigo sobre melhoria de serviços de nuvem em revista de alto impacto

Pesquisadores do Campus de Quixadá e do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará tiveram artigo aceito para publicação no periódico IEEE Transactions on Network and Service Management, classificado como Qualis A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Assinado pelo estudante egresso da Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFC Germano Fenner e pelos professores Alberto Sampaio Lima (Quixadá) e José Neuman de Souza (Computação), o artigo, intitulado "Business-driven Support for Infrastructure as a Service Capacity Management through System Dynamics Simulations", trabalha com a perspectiva de melhora nos serviços de computação em nuvem.

A pesquisa que originou o artigo parte da ideia de que serviços de nuvem do tipo Infraestrutura como Serviço (IaaS), na avaliação de seu gerenciamento de capacidade (ou seja, a qualidade do serviço e o quanto ele consegue atender às demandas do cliente ou empresa), consideram, em geral, apenas requisitos técnicos, como memória, processamento, armazenamento etc.

Os pesquisadores Germano Fenner, Alberto Sampaio Lima e José Neuman de Souza

"Os demais fatores que influenciam no desempenho do serviço, como gestão, pessoas, processos, qualidade percebida do serviço, valor agregado e alinhamento com o planejamento, geralmente não são muito considerados nas atuais práticas de gerenciamento de capacidade em provedores IaaS, ou dependem apenas da experiência dos gestores", ressalta o Prof. Alberto Lima.

Trabalhando com o uso dos aspectos de negócio no processo de gerenciamento de capacidade de serviços de nuvem em um provedor de serviços IaaS atuante em Fortaleza (denominado Alpha por sigilo de negócio), os pesquisadores propõem, então, a utilização de dados como capacidade técnica, processos, pessoas, alinhamento estratégico, comportamento de gestão e tomada de decisão na avaliação do serviço.

"Através de simulações baseadas em um modelo de dinâmica de sistemas, propusemos a utilização de dados de possíveis cenários reais, para serem utilizados na tomada de decisão dos gestores. Dessa forma, provedores de serviços, como a Amazon, além de provedores menores, regionais, poderão ter acesso a uma ferramenta de suporte efetivo ao gerenciamento da capacidade de seus serviços de nuvem", explica o pesquisador.

PESQUISA – O estudo é um desdobramento da tese de doutorado de Germano Fenner, na Pós-Graduação em Ciência da Computação, desenvolvida durante projeto de pesquisa de pós-doutorado do Prof. Alberto na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O projeto teve ainda parceria com os pesquisadores José Antão Beltrão Moura e Tárcio Bezerra, da UFCG.

"A publicação em si é altamente relevante, porque se insere em um periódico atualmente classificado de acordo com a CAPES como A1. Internacionalmente esse periódico tem também uma reputação bastante elevada, se situando no Quarter 1, o primeiro quarto dos periódicos mais relevantes da área", ressalta o Prof. José Neuman de Souza.

Acesse o artigo completo (em inglês) publicado no IEEE Transactions on Network and Service Management.

Fonte: Prof. Alberto Sampaio Lima, do Campus de Quixadá da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.