Apesar da pandemia, UFC gradua mais de mil novos profissionais no semestre 2020.1

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal do Ceará inseriu na sociedade mais de mil novos profissionais. Ao todo, a UFC registrou 1.164 alunos colando grau apenas no semestre 2020.1, somando os campi de Fortaleza e do Interior.

Para a titular da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Profª Ana Paula de Medeiros, o número é significativo levando-se em conta as adversidades advindas da pandemia. "Termos conseguido dar continuidade ao semestre em meio a tantas dificuldades e apresentar um quantitativo de 1.164 estudantes formados é algo para celebrar. O não represamento desses estudantes traz vários aspectos positivos", comemora.

Imagem: estudante com beca em frente à Reitoria

"Os estudantes necessitam estar o quanto antes no mundo do trabalho. Alguns já estavam com propostas de emprego garantidas e outros precisavam do grau conferido para assumir concursos públicos. O esforço de dar continuidade ao semestre 2020.1 valeu muito a pena, sobretudo, para estes estudantes", afirma a pró-reitora.

Para assegurar a colação dos alunos, mantendo as medidas de segurança sanitárias, a UFC instituiu um sistema inteiramente digital para outorga de grau durante o semestre letivo. A partir do envio da documentação pelos formandos, as colações são efetivadas logo após o deferimento e a finalização do processo na PROGRAD.

Em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), a PROGRAD elaborou um mecanismo para que as colações fossem realizadas por meio de ato administrativo, garantindo rapidez e segurança no processo.

O esforço resultou em 174 graduados apenas nos campi do Interior (35 em Russas; 3 em Crateús; 120 em Sobral e 16 em Quixadá), e mais 990 nos campi de Fortaleza: foram 135 no Centro de Ciências; 52 no Centro de Ciências Agrárias; 123 no Centro de Humanidades; 162 no Centro de Tecnologia; 61 na Faculdade de Direito; 51 na Faculdade de Educação e 94 na Faculdade de Medicina.

Também obtiveram grau 96 estudantes na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC); 74 na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE); 73 no Instituto de Cultura e Arte (ICA); 31 no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES); 27 no Instituto UFC Virtual e 11 no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR).

AÇÕES – "O trabalho interno na PROGRAD envolve diversos setores que, de forma eficiente e eficaz, efetiva a colação de grau dos estudantes da UFC, desde a averiguação da solicitação até a expedição do diploma", explica a Profª Ana Paula. Ela ressalta ainda a articulação feita com diversos setores da Universidade para a elaboração do Plano Pedagógico de Emergência. "[O plano] incluiu várias ações para garantir a permanência dos estudantes nos cursos e a finalização do semestre", diz.

Além da nova ferramenta de colação de grau de forma digital, estiveram entre as ações da UFC para permitir a continuidade do semestre planos como os de inclusão digital, evitando evasão dos estudantes a partir da entrega de chips de Internet, ou de auxílio para compra de equipamentos eletrônicos, por exemplo.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.