Seleção para Residência Médica na UFC recebe inscrições de 30 de dezembro a 5 de janeiro; são ofertadas sete vagas

Estão abertas, até as 18h do dia 5 de janeiro de 2021, exclusivamente pela Internet, as inscrições para o processo seletivo unificado para Residência Médica do Estado do Ceará. São ofertadas sete vagas para o Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH. 

ft 201229 residencia

A coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME) do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Profª Annya Costa Araújo de Macedo Góes, considera que o Edital nº 06/2020 tem uma particularidade de extrema importância para o ensino em saúde do Estado. “Todas as vagas para Residência Médica ofertadas agora são inéditas nas redes pública e privada de saúde do Ceará. Por isso, foi feito um edital suplementar ao publicado em novembro de 2020”, explica.

O edital destina sete vagas para os seguintes programas: Medicina do Sono (uma vaga); Psicogeriatria (duas vagas); Psicoterapia (duas vagas); e Psiquiatria Forense (duas vagas).

Todos os programas são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica e as provas serão aplicadas em etapa única via exame escrito, que avaliará conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício profissional da medicina e outros aspectos determinados. A avaliação ocorrerá de forma presencial no dia 24 de janeiro de 2021, na cidade de Fortaleza, em locais a serem posteriormente divulgados pela organização do processo seletivo.

SOBRE A EBSERH – O Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Para mais informações, acesse o site do Apoio às Residências em Saúde (ARES) e o Manual do Participante.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.