UFC participa de apresentação sobre hidrogênio verde na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, participou, na última quarta-feira (3), através de videoconferência, de apresentação conduzida pelo coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Joaquim Rolim, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26). Em pauta, o tema “Hidrogênio Verde: oportunidades de investimentos no Nordeste do Brasil”.

A UFC integra o projeto de implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará liderado pelo Governo do Estado do Ceará em parceria com a FIEC, Complexo Industrial e Portuário do Pecém e outras instituições de ensino superior cearenses.

Imagem: foto do local de apresentação na COP26, com um telão onde aparece vídeo do reitor Cândido Albuquerque

Para o reitor, a repercussão da participação da UFC no projeto e na COP 26 confere visibilidade acadêmica à Instituição, possibilitando parcerias com outras universidades. “O mundo inteiro agora está sabendo que o Ceará tem o potencial e que vai ser uma referência na produção de hidrogênio verde. E mais: está sabendo que a UFC está responsável, ao lado das demais universidades cearenses, pela produção de soluções tecnológicas para este projeto”, comentou o Prof. Cândido Albuquerque.

O coordenador do Núcleo de Energia da FIEC destacou a finalidade da exposição realizada na COP 26. “Nosso objetivo principal foi mostrar o enorme manancial que a Região Nordeste possui para a geração de energia limpa, renovável e a preços competitivos. Além disso, temos a complementaridade entre as fontes eólica e solar, com atributos de produtividade diferenciados a nível mundial. Mostramos também o case Ceará, que sai na frente neste tema tão relevante”, apontou Joaquim Rolim.

UFC NO HUB – Uma série de ações articuladas para a implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará tem envolvido a participação da UFC. Visitas a instituições de ensino superior no Brasil e exterior, como as realizadas ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em setembro, e à Universidade Complutense de Madri (UCM), em outubro, demonstram o esforço empreendido pela Instituição para o intercâmbio de saberes e expertises sobre a obtenção do hidrogênio verde através do uso de fontes renováveis.

A Universidade também participou, no mês passado, do Seminário Internacional Hidrogênio Verde no Ceará: as Vantagens Competitivas do Ceará para a Implantação do Hub de Hidrogênio Verde. Realizado no Centro de Eventos do Ceará, a iniciativa debateu o potencial do Estado de abrigar empreendimentos dessa matriz energética. Promovida pelos jornais O Globo e Valor Econômico, a programação foi apresentada pela jornalista e ambientalista Rosana Jatobá, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Governo do Estado e dos dois jornais.

Com informações da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).