XI Seminário de Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade tem inscrições abertas; evento ocorre em dezembro

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Seminário de Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade, evento promovido pelo grupo de pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará. O seminário on-line ocorre de 6 a 8 de dezembro.

As atividades terão transmissão ao vivo, gratuita, pelo canal FACED em Ação no YouTube. A abertura terá participação do reitor da UFC, Custódio Almeida; da diretora da FACED, Profª Heulália Rafante; da coordenadora do Curso de Pedagogia diurno, Profª Francisca Maurilene do Carmo; e da coordenadora do grupo de pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes, Profª Kelma Socorro Lopes de Matos.

Imagem: Cartaz de divulgação do XI Seminário de Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade

Em cada dia do evento serão promovidas mesas de conversa com diferentes temas, sempre a partir das 8h30min. No dia 6, a mesa tem o tema “Nós, humanos? Cultura de Paz, inclusão, cuidados, respeito e diversidade”. No dia 7, o tema é “Cultura de Paz, Educação e Politicas Antirracistas”. Por fim, no encerramento, a mesa debate “Cultura de Paz, Juventudes e Movimento Popular”.

No período da tarde dos dias 6 e 7, a partir das 14h, serão realizadas oficinas com temas diversos. Para participar, é necessário preencher formulário on-line, escolhendo entre as opções ofertadas (uma oficina por dia). “Vivência em um círculo de construção de paz”, “Meditação para uma cultura de paz” e “Gastronomia ancestral” são alguns dos temas a serem explorados nas oficinas.

“O evento possui como objetivo disseminar saberes relacionados à cultura de paz e trazer diálogos e descobertas realizadas por jovens, docentes e educadores sobre como trabalham com a cultura de paz, espiritualidade e educação nas suas experiências vividas”, explica a Profª Kelma Matos, que coordena o seminário.

“[O seminário] conta com a presença de professores de diversas redes de ensino, estudantes, pesquisadores do Norte, Nordeste e Sul do País, jornalistas e educadores sociais e comunidade em geral, que, através das mesas-redondas e oficinas, objetivam construir redes de paz nacional e internacionalmente”, detalha a professora.

Fonte: Profª Kelma Matos, coordenadora do evento – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.