Procurar no portal

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em História; vagas reservadas para candidatos negros, indígenas e quilombolas

Estão abertas, até 24 de janeiro de 2021, as inscrições para as seleções de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), ambas com reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros, indígenas ou quilombolas, com ingresso no semestre 2021.1. Tanto as inscrições quanto as seleções dos processos serão on-line.

Para o mestrado, são ofertadas, ao todo, 18 vagas, para as linhas de pesquisa Cultura e Poder; Trabalho e Migrações; e Memória e Temporalidade. Destas, 16 são regidas pelo Edital n° 01/2020-PPGH, que reserva duas vagas para candidatos autodeclarados negros, somadas a mais duas vagas dispostas pelo Edital n° 02/2020-PPGH, que destina uma vaga para candidato autodeclarado indígena e outra para candidato autodeclarado quilombola.

Já para o doutorado, são ofertadas 12 vagas, das quais 10 regidas pelo Edital n° 03/2020-PPGH, que reserva uma vaga para candidato autodeclarado negro, e duas dispostas no Edital n° 04/2020-PPGH, uma para candidato indigena e outra para quilombola. A homologação das inscrições para candidatos que concorrem pelas cotas para negros, indígenas e quilombolas, no mestrado e no doutorado, está sujeita a procedimentos específicos definidos nos editais e à avaliação de comissão de heteroidentificação.

Para se inscrever, os interessados devem se cadastrar no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e anexar os documentos listados no edital. Em seguida, enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o comprovante de inscrição emitido pelo SIGAA e o projeto de pesquisa ou uma carta de intenção de estudos, no caso dos postulantes às vagas para indígenas e quilombolas. A seleção será realizada em duas etapas: análise dos projetos de pesquisa ou cartas de intenção de estudos e arguição oral on-line.

Mais informações podem ser obtidas nos editais de seleção ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Profª Ana Rita Fonteles, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300