Programa da UFC oferta três bolsas de graduação e duas de mestrado para área de petróleo e gás; inscrições seguem até dia 24

A Universidade Federal do Ceará está disponibilizando três bolsas de graduação e duas de mestrado para alunos da Instituição trabalharem em projetos na área de petróleo e gás. As inscrições para a seleção encontram-se abertas desta segunda-feira (14) até o dia 24 de dezembro e devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line.

As bolsas são oferecidas por meio do Programa da UFC para Formação de Recursos Humanos em Engenharia e Ciências do Petróleo e Gás Natural (PRH-31.1/ANP/FINEP), fomentado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

As bolsas de graduação têm o valor mensal de R$ 600,00 e vigência de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses, a partir de sua implementação. São destinadas a alunos dos cursos de Engenharia de Petróleo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia da Computação e Geologia da UFC.

De acordo com o Edital nº 06/2020, que rege a seleção para a graduação, os candidatos devem estar regularmente matriculados em 2021.1 e cursando a partir do 5º período do curso (desde que concluídas todas as disciplinas do ciclo básico). Eles devem ser indicados por orientador com projeto de pesquisa.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico e enviá-lo para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., juntamente com o curriculum vitae resumido (máximo de três páginas) e cópia da cédula de identidade e CPF.

Já as bolsas de mestrado, regidas pelo Edital nº 07/2020, têm vigência de 24 meses e valor mensal de R$ 2.230,00.

Elas são destinadas a alunos regulares dos cursos de pós-graduação em Física, Química, Engenharia e Ciências de Materiais, Engenharia de Teleinformática, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Transportes, Engenharia Civil: Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e Geotecnia, Matemática, Bioquímica Vegetal e Pós-Graduação em Ciências da Computação. Os candidatos também devem ser indicados por orientador com projeto de pesquisa com tema na área de petróleo e gás natural.

Para a inscrição na seleção, deve ser preenchido o formulário eletrônico e enviado ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., junto aos seguintes documentos eletrônicos ou digitalizados: projeto de pesquisa, diploma de graduação, histórico escolar, curriculum vitae resumido (máximo de três páginas) e cópia da cédula de identidade e CPF, currículo Lattes do professor orientador e comprovante de matrícula (matrícula regular).

O programa PRH-31.1/ANP/FINEP visa formar recursos humanos altamente qualificados, atendendo às expectativas do setor de petróleo e gás natural, como forma de aumentar a competitividade da região Nordeste e melhorar a qualidade de vida da população.

Mais informações sobre o processo de seleção devem ser obtidas nos editais ou através do e-mail da coordenação do programa.

Fonte: Prof. Hélio Cordeiro de Miranda, coordenador do PRH-31.1/UFC/ANP/FINEP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.