Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física oferta 12 vagas para turma na UFC

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para a seleção da turma de 2024 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), programa de pós-graduação stricto sensu em rede nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e ofertado em 67 polos de diferentes instituições de ensino superior brasileiras. No total, são disponibilizadas 710 vagas em todo o País, das quais 12 destinadas ao polo do MNPEF na Universidade Federal do Ceará.

O MNPEF é voltado a professores em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no nível fundamental. É necessário ter diploma de graduação em Física (licenciatura ou bacharelado) ou em áreas afins ou estar no último período desses cursos.

Os candidatos devem ler atentamente os dois editais (nacional e local) da seleção e preencher o formulário de inscrição disponível no site do processo seletivo.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de dois grupos de candidatos a serem inscritos. No primeiro, destinado à ampla concorrência e no qual os aprovados preencherão 70% das vagas disponíveis no polo, o processo seletivo constará de prova escrita nacional e prova de defesa de memorial, ambas de caráter eliminatório e classificatório. No segundo grupo, que se destina a docentes com no mínimo 15 anos de atuação em sala de aula e portadores de diploma de licenciatura em Física e/ou Ensino de Ciências, a seleção terá uma prova de análise de currículo e uma prova de defesa de memorial, ambas também de caráter eliminatório e classificatório. Os aprovados neste último grupo preencherão 30% das vagas disponíveis em cada polo.

Na UFC, as aulas presenciais serão realizadas às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h, podendo eventualmente ocorrer aulas aos sábados, das 8h às 12h, no Departamento de Física, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Os editais e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da seleção.

Fonte: Secretaria do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.