Inscrições até 30/11: Centro de Referência em Inteligência Artificial oferta bolsas de pós-doutorado

O Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) da Universidade Federal do Ceará lançou, na última semana, edital de seleção pública internacional de bolsistas de pós-doutorado para atuação na própria UFC e instituições parceiras: Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os trabalhos serão desenvolvidos dentro do projeto homônimo do CRIA, o CEREIA – Centro de Referência em Inteligência Artificial. As inscrições devem ser feitas até 30 de novembro, mediante o preenchimento de formulário eletrônico.

Ao todo, o edital disponibiliza três bolsas, nas áreas de redes neurais/processamento de linguagem natural; aprendizado de máquina para sistemas embarcados distribuídos; e ciência de dados/inteligência artificial. Podem se candidatar pesquisadores brasileiros e estrangeiros que tenham obtido título de doutor há menos de sete anos, no País ou no exterior, com destacado desempenho em área de pesquisa correlata às atividades da bolsa, cujo valor mensal é de R$ 9.047,40, a ser financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Imagem: laptop com imagem da logo do CRIA na tela

O contrato inicial é de um ano, sob a supervisão de um ou mais pesquisadores do CEREIA. A bolsa poderá ser prorrogada por mais um ano, a depender do desempenho do bolsista e da disponibilidade de recursos.

Mais informações sobre detalhes sobre as vagas, requisitos e linhas de pesquisa podem ser consultadas no Edital 002/2023.

SOBRE O CRIA – Inaugurado em março deste ano, o CRIA é um espaço da UFC voltado ao desenvolvimento de pesquisas em inteligência artificial, sendo o CEREIA seu projeto inaugural. Idealizado em parceria com o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica e a FAPESP, o CEREIA promove pesquisas de excelência em inteligência artificial e ciência de dados, com foco específico na abordagem de problemas e desafios relacionados à saúde.

Atualmente, o CEREIA executa projetos nas seguintes linhas de pesquisa: predição de doenças crônicas, engajamento de pacientes em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, sistemas inteligentes para monitoramento remoto de pacientes, análise e processamento de imagens médicas, anamneses assistidas por inteligência artificial, dentre outros.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.