Núcleo da Faculdade de Medicina seleciona tutores on-line para Especialização em Medicina de Família e Comunidade

O Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou edital de chamada pública para médicos interessados em atuar como tutores on-line no Curso de Especialização Lato Sensu em Medicina de Família e Comunidade, no âmbito da Execução em Rede do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). As inscrições, feitas exclusivamente de forma on-line, ocorrem até 14 de fevereiro.

Os tutores selecionados vão atuar nas atividades de pesquisa, inovação e apoio pedagógico relacionadas ao curso, ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), com momentos síncronos, pelo NUTEDS, sob a orientação e o fomento da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Eles também receberão bolsa entre R$ 5 mil e R$ 12 mil, a depender da carga horária mensal. O financiamento da iniciativa é do Ministério da Saúde (MS).

O processo seletivo simplificado contempla reserva de vagas para ações afirmativas em consonância com a legislação federal. Os médicos que queiram participar concorrendo a vagas destinadas a candidatos negros (pretos ou pardos), indígenas ou pessoas com deficiência (PCD) devem, no ato da inscrição, marcar a opção pela vaga e, obrigatoriamente, preencher e enviar o formulário/documento relativo à ação afirmativa que está pleiteando, com os documentos obrigatórios para inscrição, conforme especificado no edital.

A seleção consta de cinco fases. A primeira será desenvolvida e conduzida pela FIOCRUZ Brasília/UNA-SUS, enquanto a segunda, terceira e quarta etapas serão realizadas pelo NUTEDS. A quinta e última fase é a constituição do Cadastro Geral de Reserva (pool de vagas), formado pelos candidatos classificados remanescentes de todas as instituições de ensino superior (IES) e não convocados na quarta fase, ordenados pela pontuação decrescente, independentemente da manifestação de interesse do candidato em relação ao número de turmas.

Ficará a cargo da FIOCRUZ Brasília/UNA-SUS a ordenação e a publicação em ordem decrescente de pontuação dos candidatos classificados e não convocados pelas IES, a fim de comporem o Cadastro Geral de Reserva (pool de vagas) para as oito IES participantes desse chamamento.

A divulgação da homologação das inscrições estará disponível no site do NUTEDS no dia 28 de fevereiro. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 18 de abril.

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) – fone: (85) 3366 8055