Cearenses criam capacete de respiração assistida para tratamento da covid-19

Inspirado em experiências italianas, foi criado, no Ceará, o capacete de respiração assistida, que deve auxiliar milhares de pacientes com covid-19. Feito em parceria entre Universidade Federal do Ceará, Unifor, IFCE, Fiec e Governo do Estado, o Elmo é uma solução para suprir a carência de respiradores mecânicos nas unidades de saúde. O capacete foi desenvolvido pensando em pessoas com baixa ou média dificuldade respiratória. Com o Elmo, os pacientes podem se recuperar mais rápido, reduzindo a demanda por respiradores e leitos nas Unidades de Terapia Intensiva e também sofrem menos, porque ele é menos invasivo e não precisa de sedação para ser utilizado. Outra vantagem é que, além de ser mais barato que um respirador, ele tem uso mais simples e seguro para médicos e enfermeiros.

Produção e reportagem: Celina Paiva
Edição de texto: Chico Neto e Geórgia Cruz