Estrutura Organizacional e Instâncias de Decisão

Foto da fachada frontal da Reitoria da Universidade Federal do Ceará.A Universidade Federal do Ceará (UFC), criada em 1954, é uma instituição federal de ensino superior, constituída como autarquia educacional de regime especial e vinculada ao Ministério da Educação.

A UFC é regida administrativa e juridicamente de acordo com seu Estatuto, Regimento Geral e Regimento Interno de suas diversas unidades. A administração e coordenação das atividades universitárias são exercidas em dois níveis: Administração Superior e Administração Acadêmica.

Organograma da UFC

Organograma Geral da UFC (PDF 497.26 KB)

Administração Superior

A Administração Superior da Universidade é exercida através dos seguintes órgãos:

Estrutura Orgânica da Reitoria

I - Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Reitor
II - Órgãos de Assessoramento ao Reitor
III - Órgãos de Planejamento e Administração
IV - Órgãos de Atividades Específicas
V - Órgãos Suplementares

Administração Acadêmica

Os departamentos são coordenados por unidades, com a denominação de Centros ou Faculdades. Os departamentos constituem a menor fração da estrutura universitária, para todos os efeitos de organização administrativa e didático-científico, bem como de distribuição de pessoal, exceto nos casos dos campi de Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e dos Institutos de Ciências do Mar (LABOMAR), Cultura e Arte (ICA), Universidade Virtual (UFC Virtual) e de Educação Física e Esportes (IEFES), nos quais as unidades acadêmicas são constituídas pelas coordenações dos cursos.

Centros, Faculdades e Institutos

Unidades no Interior do Estado

A Administração Superior criou uma estrutura acadêmico-administrativa diferenciada nas unidades acadêmicas do Interior do Estado. A opção foi de não criar departamentos; portanto, as unidades acadêmicas são os próprios campi, constituídos pelas coordenações dos cursos existentes.

A administração dos campi do Interior do Estado, dos institutos e dos centros ou faculdades é exercida pelos seguintes órgãos: