Design - Moda

O que faz

A criação de roupas, joias e acessórios é atribuição do designer de moda, mas não é a única que ele pode escolher no leque de possibilidades que a profissão oferece. Ele também atua como consultor de moda e imagem, definindo qual estilo seu cliente deve adotar de acordo com o tipo físico e características pessoais, ou como coordenador de moda, trabalhando na análise do mercado para compra de materiais e coleções de roupas para lojas. Esse profissional também pode analisar as tendências e orientar equipes em indústrias.

Outra possibilidade é o trabalho como designer têxtil, desenhando estampas, desenvolvendo tecidos, escolhendo lavagens e tingimentos. Uma área que requer mão de obra constantemente é a modelagem, ou seja, a transposição para moldes dos desenhos dos estilistas. A esse profissional também cabe a gerência de moda, na supervisão da compra de material e acompanhamento das vendas de indústrias
e empresas, além da concepção da vitrine e do espaço interno de lojas.

Para os egressos do curso de Design - Moda, ainda é possível trabalhar como figurinista para telenovelas, filmes, peças de teatro e peças publicitárias. Pode seguir também a produção de moda, o marketing ou a fotografia de moda, realizando editoriais para revistas e catálogos ou registrando desfiles de moda. A produção de desfiles e eventos é outro campo de atuação.

O que estuda

O curso estrutura-se em cinco unidades curriculares. Na unidade história e pesquisa de moda, o aluno estuda aspectos históricos da moda e as mudanças das indumentárias ao longo do tempo. Em tecnologia têxtil e de confecção são vistas disciplinas de Modelagem Tridimensional e Ergonomia de Produto, por exemplo. Outra unidade curricular é a de linguagem visual, constituída por disciplinas como Fundamentos do Design e Desenho Técnico de Moda.

Na unidade de negócio de moda o aluno estuda disciplinas relacionadas à criação de negócios próprios, entre elas Empreendedorismo. Já a unidade de gestão de projeto tem as disciplinas Processos Criativos, Produção de Moda e envolve também a produção do trabalho de conclusão de curso.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O designer de moda tem muitas oportunidades de emprego e quanto mais qualificado for, mais completa será a formação deste profissional. Os principais locais de atuação são os setores de confecção, acessórios e calçados. A consultoria de moda é um setor que absorve muitos profissionais, porque o estilista tem a oportunidade de ser empreendedor e trabalhar de forma autônoma.

Outros campos promissores são o de design e consultoria de moda para objetos de consumo, como celulares e tablets. Demandam profissionais a modelagem, o estilismo para residências, a consultoria de moda e a criação de novos materiais. Chances ainda na docência em universidades e faculdades. No Ceará, o mercado de moda está em franca expansão e o setor de moda praia é um dos destaques.

Como é o curso na UFC

Com um programa que envolve conhecimentos históricos, sociais, econômicos e ambientais aplicados à moda, o bacharelado em Design - Moda possui oito semestres. São ofertadas 60 vagas para ingresso de novos alunos, que acontece apenas no primeiro semestre do ano. O curso é integral e faz parte do Instituto de Cultura e Arte da UFC.

Mais sobre o curso

Design de Moda - Fortaleza