Ciências Atuariais

O que faz

Uma aplicação das Ciências Exatas no estudo de probabilidades, incertezas e acontecimentos futuros, envolvendo a vidas das pessoas, bens ou atividades econômicas. Assim são as Ciências Atuariais, que, por meio de conhecimentos da Matemática e da Estatística, buscam prever, identificar e gerenciar riscos financeiros.

O atuário é responsável por avaliar a possibilidade de certos eventos ocorrerem e propor ações para minimizar o impacto do custo dos riscos oriundos deles em operações de seguros, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. É esse o profissional que determina, por exemplo, o preço a ser cobrado no seguro de um carro ou a contribuição que uma pessoa deve dar todo mês para receber determinada renda na aposentadoria.

O profissional calcula probabilidades, prêmios e indenizações, define cláusulas de apólices e estima o valor das prestações a serem pagas em seguros e planos. Elabora relatórios de riscos, administra fundos e controla as reservas de empresas de seguro, de planos de saúde ou de previdência complementar, com o objetivo de garantir o serviço aos segurados e, ao mesmo tempo, evitar danos e perdas para as instituições seguradoras. Na área financeira e de capitalização, formula planos e políticas de investimento e analisa possíveis riscos. O atuário ainda pode trabalhar em auditorias, fiscalizando empresas de seguros e de previdência, e em questões atuariais de processos judiciais.

O que estuda

As bases das Ciências Atuariais são a Matemática e a Estatística, aplicadas ao campo dos negócios. Por isso, estudantes do curso devem ter bastante afinidade com cálculos. Contabilidade, Demografia, Direito, Economia, Finanças e Informática também fazem parte da grade curricular.

No curso da UFC, entre as disciplinas dos três primeiros semestres estão Fundamentos da Atuária, Cálculo e Geometria Analítica e Matemática Financeira em Atuária. A partir do quarto período, disciplinas mais específicas aparecem, tais como Matemática Atuarial, Matemática Atuarial dos Seguros Privados, Introdução à Previdência Social e Complementar e Capitalização, Sorteio e Saúde. Nos semestres finais, ainda há as disciplinas relacionadas à monografia.

Área de atuação/Mercado de trabalho

São quatro as principais áreas em que o atuário atua: seguros, previdência, saúde e mercado financeiro. O profissional pode trabalhar em companhias seguradoras e resseguradoras (empresas que fazem seguros para seguradoras); fundos de pensões, entidades de previdência aberta e órgãos oficiais de previdência (municipal, estadual e federal); planos de saúde; empresas de capitalização; bancos privados e estatais; empresas de financiamento de bens e imóveis; e escritórios de consultoria e assessoria. Há também oportunidades para a docência em universidades.

Como é o curso na UFC

Primeiro curso de Ciências Atuariais do Nordeste em uma instituição federal, a graduação de Ciências Atuariais da UFC entrou em funcionamento em 1993. Hoje, integra a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). As aulas acontecem no período noturno. Oferece 35 vagas anuais, com ingresso apenas no primeiro semestre, e tem duração mínima de nove semestres.

Mais sobre o curso

Ciências Atuariais - Fortaleza