Redes de Computadores

O que faz

O profissional de Tecnologia em Redes de Computadores está apto a trabalhar com a implantação, configuração e manutenção das instalações de comunicação entre computadores em rede. Ele atua na inovação, planejamento e gerenciamento da informação e da infraestrutura humana, financeira e tecnológica de suporte, administração, desempenho e segurança de redes. Outros campos de trabalho são a consultoria de tecnologia na área de redes, o desenvolvimento de projetos de redes de computadores e a gestão de equipe de suporte.

Uma das funções que os egressos do curso exercem é a de administradores de redes, responsáveis pela gestão do ambiente de infraestrutura de redes corporativas (locais e de longa distância). Também podem atuar como analistas de suporte, em atividades de manutenção do ambiente operacional dos aplicativos quanto à infraestrutura de hardware, a softwares utilitários e à utilização das redes de computadores. Podem ainda exercer atividades como analistas de desempenho de redes.

Como analistas de segurança da informação, efetivam o projeto e operacionalizam a política corporativa de segurança da informação nas organizações. Atuam também como gerentes de projetos de redes de computadores e de equipe de suporte e como consultores de tecnologia na área de redes, fazendo projetos e diagnósticos na área.

O que estuda

Qualificar para o uso eficiente e adequado das tecnologias de computação e para a solução dos problemas no domínio de infraestrutura tecnológica é o objetivo da graduação em Tecnologia em Redes de Computadores.

Para tanto, o curso abrange quatro áreas de formação: sistemas operacionais de redes, segurança e serviço; infraestrutura e protocolos de redes; programação; e comunicação e gestão. Compõem a graduação disciplinas como Redes de Alta Velocidade, Segurança da Informação, Sistemas Operacionais, Programação para a Internet, dentre outras.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Dispor suas informações de forma adequada e transmiti-las de forma segura é essencial para um bom desempenho das instituições. É nesse campo que atua o graduado em Redes de Computadores, profissional bastante requisitado pelo mercado de trabalho. Pode atuar desenvolvendo novas tecnologias para indústrias e empresas, em universidades, centros de pesquisa, empresas de informática e relacionadas; ou seguir a carreira acadêmica.

O profissional pode ainda trabalhar nas áreas médica e educacional. Chances ainda em empresas públicas, privadas ou de economia mista, órgãos governamentais e organizações não governamentais. Uma alternativa é ser empreendedor em informática, no planejamento e implantação de um negócio próprio na área de redes de computadores, gerando empregos e desenvolvimento para a região.

Como é o curso na UFC

O Curso de Tecnologia em Redes de Computadores é noturno e dura seis semestres. Atualmente, oferece 50 vagas a cada seleção, para turma única. Suas atividades se desenvolvem em conjunto com outras duas graduações: o bacharelado em Sistemas de Informação e o curso de Engenharia de Software. Dessa forma, conta com um corpo docente qualificado e com conhecimento abrangente em diversas áreas de conhecimento dentro das tecnologias da informação e comunicação.

Mais sobre o curso

Redes de Computadores - Quixadá