Procurar no portal

Química

O que faz

Conhecer as propriedades, estrutura e composição das matérias faz parte do campo de estudo da química. Além disso, também é papel do químico compreender de que forma acontecem as reações entre matérias em contato e as mudanças que sofrem durante esses processos.

Na indústria, a atuação do profissional se dá tanto na criação e fabricação de materiais originados de processos químicos – por exemplo, cimento, álcool, vidro, derivados de carvão ou de petróleo, refinação de óleos vegetais ou minerais, sabão e celulose – quanto na análise das reações de determinados produtos, como a inspeção da tinta utilizada na pintura de automóveis.

A descoberta de novos medicamentos e a elaboração de cosméticos e produtos de higiene pessoal e limpeza estão entre as atividades mais conhecidas, mas o químico pode atuar no desenvolvimento de artigos para setores de alta tecnologia (lasers, fibras ópticas para telecomunicações e materiais magnéticos), bem como exercer suas atividades também como consultor ou representante químico, realizar vistorias e perícias ou elaborar pareceres, laudos e atestados. Na área ambiental, o químico pode desenvolver estudos de saneamento ambiental e de planejamento energético.

O que estuda

Na UFC, o curso de Química está disponível nas modalidades de bacharelado e licenciatura. No bacharelado, o aluno terá, ao término do segundo ano de curso, a livre opção de escolher entre a habilitação em Química Industrial ou em Química.

As disciplinas estudadas variam dependendo da escolha. No entanto, basicamente, os alunos cursam disciplinas das quatro áreas: Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica e Físico-Química.

Além das matérias obrigatórias, há um amplo leque de disciplinas opcionais para concluir a formação. Por exemplo: Química de Alimentos, Introdução à Química Têxtil, Controle Químico da Indústria Siderúrgica, Química do Petróleo, Química Ambiental, Mineralogia Geral, entre outras.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O químico pode atuar em vários tipos de indústrias: alimentícia, têxtil, de resinas sintéticas, sabão e velas, fabricação de álcool, explosivos, fósforos, adubos e colas, material plástico, tintas e pisos, produtos de limpeza, fertilizantes, inseticidas e agrotóxicos e, até mesmo, na indústria de calçados, lidando com pigmentos, conservação e tratamento do couro.

O graduado desenvolve atividades ainda em indústrias das áreas Farmacêutica, de Biotecnologia, de Medicina e de Agropecuária. São também opções de trabalho a Química Forense – nos institutos de criminalística – atuação em organizações não governamentais ou órgãos públicos de proteção ao meio ambiente, além de ministrar aulas.

São campos em expansão o setor petrolífero, a engenharia genética, no estudo dos processos bioquímicos, e o setor de cosméticos. Para os alunos da licenciatura, o mercado de trabalho destina-se ao ensino de Química em escolas de nível fundamental e médio ou em universidades.

Como é o curso na UFC

Criado em 1961, o curso de Química destina, sempre no começo do ano, 100 vagas para ingresso de novos alunos, divididas igualmente para os graus de bacharelado e licenciatura. No bacharelado, o qual o aluno tem um prazo mínimo de oito semestres para concluir. As atividades do curso de bacharelado acontecem pela manhã e pela tarde. Já a licenciatura é realizada no período noturno.

Mais sobre os cursos

Química (Bacharelado) - Fortaleza

Química (Licenciatura) - Fortaleza

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300