Publicidade e Propaganda

O que faz

O profissional de publicidade e propaganda trabalha com a atividade da promoção de ideias, produtos, serviços e experiências. A publicidade é por excelência uma linguagem de persuasão que utiliza todos os veículos de comunicação (televisão, rádio, Internet etc.).

O publicitário estuda os hábitos e comportamentos dos consumidores e explora o mercado de trabalho e os concorrentes para aquele produto. A partir desse estudo, define caminhos de comunicação, planeja e desenvolve campanhas, criando estratégias, textos e imagens com foco no objetivo de seu cliente contratante.

Em uma agência de publicidade, há vários setores para a atuação: atendimento (lida diretamente com o cliente, identificando suas necessidades), mídia (define o meio mais eficiente para divulgação do produto), planejamento (estuda o mercado, a concorrência, o público e os consumidores), criação (cria a parte visual das peças publicitárias), redação (cria textos) e produção (providencia os elementos para que a peça publicitária seja viabilizada, como no contato com produtoras e fornecedores).

Ainda são atividades suas a promoção de vendas e a produção de rádio e TV. Além de campanhas e peças publicitárias como cartazes, banners, outdoors e embalagens, o publicitário pode desenvolver ainda a configuração visual de sites, jornais e revistas.

O que estuda

O curso da UFC possui três eixos - formação nas teorias da comunicação, gestão estratégica e criação publicitária - dando origem a disciplinas como Teoria da Comunicação, Psicologia e Comunicação, Marketing, Mídia, Comunicação Visual, Fotografia e Planejamento de Campanha.

Além da teoria, o aluno vivencia a aplicação dos conhecimentos na prática através de produção publicitária para rádio, TV, cinema e multimídia. O curso possui inclusive uma agência júnior, que busca propiciar uma prática mais efetiva para os alunos, com estrutura composta por setores característicos de uma agência de publicidade.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os publicitários é bem abrangente, sobretudo quando se trata de atuar em agências de propaganda. Há várias opções para os graduados na área, como as empresas do setor público e privado e de promoção em veículos de comunicação e multimídia.

Uma área que oferece boas oportunidades é a Internet, uma vez que as empresas, tanto no setor público quanto na iniciativa privada, empregam cada vez mais analistas de mídias sociais capacitados para interagir com clientes em redes sociais. Para desempenhar essa atividade no ambiente corporativo, são recrutados profissionais de áreas distintas, mas predominam os formados em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing.

As atividades de planejamento e promoção de vendas também demandam profissionais especializados. Outras possibilidades de atuação incluem exercer as atividades de consultor, autônomo – realizando serviços para terceiros – ou a docência em universidades.

Como é o curso na UFC

Quando foi criado na UFC, em 1965 o curso de Comunicação Social funcionava como curso polivalente, formando bacharéis na área. Apenas em 1999, foi criada a habilitação em Publicidade e Propaganda. A cada ano são oferecidas 50 vagas. O curso é diurno, ministrado em oito semestres.

Mais sobre o curso

Publicidade e Propaganda (Comunição Social) - Fortaleza