Procurar no portal

Engenharia Mecânica

O que faz

"Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo." A frase do célebre cientista grego Arquimedes, inventor da alavanca, da roldana e do parafuso, tem tudo a ver com a Engenharia Mecânica. As invenções de engenhos são o foco principal do trabalho do engenheiro mecânico.

Podemos dizer que o dia a dia do engenheiro mecânico é rodeado por máquinas, afinal, projetá-las é uma das suas principais atribuições. Robôs, turbinas, veículos automotores, eletrodomésticos, brinquedos e até os cobiçados motores de carros de Fórmula 1 são alguns itens da categoria de suas criações.

Além disso, ainda na indústria, desenvolve atividades que abrangem todas as áreas de produção: ele é responsável por criar e aprimorar equipamentos e métodos de transmissão de energia; aperfeiçoar e supervisionar os processos produtivos; calcular as quantidades de matéria-prima a serem utilizadas; elaborar protótipos; efetuar o controle de qualidade; e garantir a segurança das instalações.

O profissional ainda desenvolve sistemas de automação e cuida da manutenção de equipamentos, planeja sistemas de aquecimento e refrigeração e projeta peças e engrenagens; além de se ocupar da área de vendas e suporte.

O que estuda

Logo quando ingressa na universidade, o estudante depara com disciplinas básicas como Física, Química, Álgebra e Cálculo. À medida que o curso avança, recebe aulas de Ciência dos Materiais, Dinâmica dos Fluidos, Eletromagnetismo, Motores Térmicos, Fundição e Soldagem.

Para ingressar melhor no mercado de trabalho, o estudante pode optar pelas especializações da Engenharia Mecânica: Engenharia Automobilística (projetos e manutenção de veículos e seus componentes), Processos de Fabricação (desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à transformação de matérias-primas em produtos acabados), Fontes Renováveis de Energia (desenvolvimento de novas formas de obtenção de energia), Mecatrônica (com vistas à automatização, ou seja, adoção de processos produtivos baseados em sistemas de computadores), dentre outras.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Um vasto campo de trabalho espera o graduado em Engenharia Mecânica. Ele pode trabalhar nos setores de autopeças, metalúrgico, siderúrgico, aeronáutico, aeroespacial, alimentício, celulose, papel, usinas de açúcar e álcool e agroindústria.

Áreas promissoras são a de manutenção de instalações elétricas, sanitárias e tubulações em empresas; o setor automobilístico – na produção de peças – e o desenvolvimento de fontes renováveis de energia.

Campos de trabalho aquecidos são o petroquímico, na criação e manutenção de maquinários utilizados na exploração de petróleo e o metalmecânico, de produção naval, reciclagem e processamento de polímeros. O setor imobiliário também demanda especialistas em maquinário pesado.

Como é o curso na UFC

A graduação em Engenharia Mecânica foi criada em setembro de 1955. Anualmente, ingressam 60 alunos por ano, somente no primeiro semestre, em Fortaleza, onde o curso integra a unidade acadêmica Centro de Tecnologia, no Campus do Pici. A duração mínima é de 3.600 horas-aula, divididas em 10 semestres, no turno integral. Atualmente, o curso é ofertado também em Russas, com ingresso unificado no primeiro semestre. São 50 vagas no turno integral.

Mais sobre o curso

Engenharia Mecânica - Fortaleza

Engenharia Mecânica - Russas

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300