Engenharia Elétrica

O que faz

O engenheiro eletricista é o profissional responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Sua formação é também baseada na área eletrônica, possibilitando-lhe atuar nos dois campos. Portanto, ele trabalha projetando máquinas, instalações e equipamentos elétricos e eletrônicos. Na indústria, fabrica produtos elétricos e cuida de sua manutenção; planeja e implementa processos de automação industrial. Na área de infraestrutura, projeta e constrói usinas, estações, subestações, redes de geração de energia e amplia e mantém redes de alta tensão. Na área da Informática, o engenheiro eletricista cria, fabrica e testa chips para sistemas de computação, telecomunicações e de entretenimento. O engenheiro pode, inclusive, exercer suas atividades na Engenharia Biomédica, gerenciando a utilização de equipamentos médico-assistenciais em hospitais, clínicas e laboratórios. Na área de Instrumentação, desenvolve equipamentos para realização de medidas e, no ramo das Telecomunicações, elabora novos equipamentos e otimiza as formas de transmissão de dados, sons e imagens.

O que estuda

Muito além da eletricidade vão os estudos da Engenharia Elétrica. Na graduação, o aluno recebe uma formação que abrange desde a aplicação da energia elétrica até o uso da eletrônica no desenvolvimento de novas tecnologias. Disciplinas como Engenharia dos Materiais, Circuitos Elétricos, Microprocessadores e Desenho para Engenharia fazem parte da integralização curricular. Ao sair da Universidade, o estudante pode seguir uma dentre as várias áreas de especialização que a profissão oferece, como Sistemas de Energia Elétrica (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica); Sistemas de Eletrônica de Potência (dispositivos eletrônicos de potência); Sistemas de Telecomunicações (telefonia analógica e digital); Sistemas de Computação (sistemas operacionais para computadores); Sistemas de Engenharia de Controle e Automação (controle de processos industriais por computador, automação industrial), dentre outras.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Hoje em dia todo mundo tem celular. Há pessoas que possuem dois ou até três aparelhos. Segundo dados da Anatel, o País já conta com mais de 122 milhões de aparelhos. Bom para o engenheiro eletricista, que tem nessa área as melhores oportunidades de trabalho. Nas telecomunicações, ele trabalha a descoberta e aprimoramento de novas tecnologias de transmissão como redes de computadores, microondas, fibras óticas e satélites. Outra área em franca expansão é a da Informática, no aprimoramento da transmissão de dados multimídia e na criação de redes inteligentes de computador. Empresas de telefonia fixa e móvel e provedores de internet oferecem boas oportunidades no Brasil e até no exterior, onde há uma grande demanda por profissionais da área. Revelam-se ainda possibilidades de atuação nas áreas de infraestrutura, geração, distribuição e recepção de energia elétrica, sistemas de acionamento e controle de máquinas elétricas e desenvolvimento de circuitos elétricos. Com foco nas questões ambientais, uma área que tem atraído novos olhares é a pesquisa de fontes alternativas de energia, como a solar ou a eólica. O engenheiro, portanto, trabalha em empresas de energia elétrica, de radiodifusão, indústrias, hidrelétricas, termoelétricas, empresas de exploração de petróleo e hospitais. Com a chegada da TV digital, uma área em alta é a da Tecnologia da Informação.

Como é o curso na UFC

O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFC foi criado em 1974. Atualmente, é ofertado em Fortaleza e em Sobral. Na Capital, são oferecidas 100 vagas para turma de ingresso único no primeiro semestre. No Interior, são 100 vagas por ano, sendo 50 a cada semestre. A graduação desenvolve suas atividades em 10 semestres, no período diurno, e integra o Centro de Tecnologia, no Campus do Pici, em Fortaleza, e o Campus de Sobral.

Mais sobre os cursos

Engenharia Elétrica - Fortaleza