Engenharia de Produção Mecânica

O que faz

Pode-se dizer que o engenheiro de produçâo mecânica é o profissional que atua de forma a otimizar o trabalho em uma empresa. Ele trabalha na programação e controle dos sistemas de produção; no desenvolvimento, acompanhamento e supervisão de materiais e equipamentos; gerenciamento de métodos de fabricação e planejamento para instalação de fábricas e elaboração de novos produtos. Ele ainda desenvolve atividades na administração de recursos humanos, materiais e financeiros, condução de programas de redução de custos, no aprimoramento das relações de trabalho e coordenação no cumprimento de prazos e metas. Mesmo com o fim da elaboração do produto, seu trabalho não termina, pois ainda realiza análise do mercado, calcula os custos e determina a venda. Nas indústrias, desenvolvem atividades nas áreas de operação, na distribuição de produtos e serviços; financeira, na análise do mercado, dos custos e da estrutura da empresa e definição de investimentos necessários; na logística, seleção de fornecedores, controle de qualidade e estoque; no marketing e no planejamento estratégico. Até mesmo a seleção e treinamento de pessoal estão dentre suas atividades. Com possibilidade de atuação em vários setores, o engenheiro de produção é um profissional bastante requisitado, principalmente em tempos de crise, pois sua tarefa consiste em aliar mão-de-obra e equipamentos visando a uma melhor produtividade e rentabilidade.

O que estuda

Matérias básicas como Cálculo, Física, Química e Estatística introduzem o aluno no Curso de Engenharia de Produção Mecânica. A graduação habilita o estudante a atuar tanto com as questões tecnológicas da produção (disciplinas de Mecânica Aplicada, Engenharia dos Fluidos, Engenharia de Materiais, Engenharia Ambiental etc.) quanto gerenciais (Administração Estratégica, Gestão de Custos,Logística Empresarial, Planejamento e Controle da Produção). Na integralização curricular, o aluno poderá conferir as disciplinas Sistema de Informação Gerencial, Controle Estatístico de Processo, Máquinas de Fluxo e Higiene Industrial e Segurança do Trabalho.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Boas perspectivas para o graduado em Engenharia de Produção Mecânica, devido à crescente necessidade de modernização por parte das empresas. O mercado de trabalho está em crescimento e oferece boas oportunidades. Com várias áreas para atuar, os engenheiros de produção podem trabalhar em empresas públicas e privadas, indústrias, empresas de transportes aéreos, ferroviário, rodoviário, hospitais, empreendimentos agrícolas, empresas de lazer e turismo. As empresas do setor financeiro, por exemplo, bancos, também contratam profissionais da área. Outras opções de trabalho podem ser encontradas no varejo – como redes de supermercados – no planejamento de compras, vendas e estoque; na construção civil; na mineração, siderurgia, portos e estabelecimentos de ensino. Alternativa ainda são a administração pública, a consultoria e a docência. Em alta, as áreas de finanças, telecomunicações e informática e agroindústria.

Como é o curso na UFC

O Curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFC foi criado em 1998. Atualmente, é oferecido nos períodos vespertino e noturno, com 60 vagas/ano cada. A graduação é ofertada em 10 semestres e integra a unidade acadêmicaCentro de Tecnologia, no Campus do Pici.

Mais sobre o curso

Engenharia de Produção - Russas