Seminário nesta segunda (8) acompanha desenvolvimento de pesquisas do Programa CAPES/PRINT

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará realiza, na próxima segunda-feira (8), o I Seminário de Acompanhamento do Programa CAPES/PRINT. Em formato virtual, o encontro tem o objetivo de compartilhar internamente os resultados obtidos e o cumprimento de metas pelos projetos do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) que hoje são desenvolvidos na Instituição.

Participam do evento coordenadores de projetos, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do comitê gestor do programa. Confira a programação.

O CAPES/PRINT é responsável por implementar a internacionalização de áreas de conhecimento e por estimular a formação de redes internacionais de pesquisadores. A UFC foi uma das 25 instituições de ensino superior selecionadas para participar do programa. Desde novembro de 2018, são 16 propostas de pesquisa em curso, com a participação de 23 programas de pós-graduação de notas 5, 6 e 7. Os projetos cumprem o prazo de duração de quatro anos. A CAPES investe anualmente R$ 300 milhões na iniciativa.

Imagem: Ilustração do mapa-múndi com linhas de conexão entre os continentes

A titular da Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG, Profª Geanne Matos, detalhou que, ao longo do seminário, os 16 coordenadores terão em torno de 15 minutos para apresentar um relatório parcial das atividades dos projetos. Será o momento de todos falarem ao comitê gestor acerca do que as equipes produziram até aqui, as missões, o intercâmbio de alunos, os produtos obtidos e também as dificuldades. Ao fim, os membros do comitê gestor farão uma avaliação sobre o que precisa melhorar em cada abordagem de pesquisa.

"Esse evento é muito importante. Será uma prestação de contas para a CAPES sobre o que foi investido no Programa CAPES/PRINT na Instituição e servirá para a elaboração do relatório que vamos enviar para a CAPES, para pedir a renovação do programa. Nós temos que enviar o relatório com o pedido de renovação até 30 de maio", explicou.

ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA – Na UFC, o CAPES/PRINT foi estruturado em torno dos núcleos de excelência com forte expressão internacional, que lidam com temáticas de relevo mundial e estratégicas para o desenvolvimento do País e do Estado do Ceará. As temáticas são: I) materiais e fenômenos em nanoescala; II) geometria e métodos não lineares; III) ciência de dados e sistemas complexos; IV) tecnologias sociais; V) novos produtos biológicos e suas aplicações; VI) doenças infecciosas, imunoinflamatórias e crônico-degenerativas; VII) gestão e segurança hídrica frente às mudanças climáticas.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.