Pesquisa em parceria com a UFC sobre prevenção escolar ao uso de drogas é publicada em revista internacional

Estudo nacional coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a Universidade de São Paulo (USP) investigou a efetividade do programa federal #Tamojunto 2.0, de prevenção ao uso de drogas por estudantes brasileiros. A pesquisa foi publicada pela conceituada revista científica Addiction, referência em estudos multidisciplinares sobre o vício.

O #Tamojunto 2.0 é baseado em um programa europeu de prevenção escolar ao uso de drogas, o Unplugged. Ele foi adaptado ao Brasil em 2013 e, desde então, vem sendo aprimorado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o escritório brasileiro das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).

Imagem:

Segundo a Profª Fabiane Gubert, docente do Departamento de Enfermagem da UFC que coordenou a pesquisa no Ceará, essa foi a terceira vez que o #Tamojunto foi avaliado, mas a primeira que a Universidade atuou como parceira na coleta de dados e avaliação de resultados. A parceria surgiu por meio da atual coordenadora de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado do Ceará, Lidiane Rebouças, que articulou a participação da UFC no projeto, fortalecendo as ações entre universidades, setor público e Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza.

A pesquisa mostrou que a participação no programa reduziu a chance de alunos do oitavo ano iniciarem o uso de álcool. Os adolescentes que frequentaram as aulas do programa tiveram 22% menos chances de começar a usar álcool do que aqueles que não participaram.

Quando foi considerado o nível de aderência ao programa, essa redução chegou a 30%, demonstrando que aqueles que participaram de mais aulas do #Tamojunto estavam menos propensos a iniciar o uso de álcool. Nenhum efeito do programa foi encontrado na prevenção ao uso de outras drogas.

O estudo consistiu em um ensaio controlado randomizado entre alunos de oitavo ano de 73 escolas públicas de três cidades brasileiras (São Paulo, Fortaleza e Eusébio), com uma amostra de 5.208 estudantes.

"Para nós, foi muito relevante participar enquanto UFC e poder conduzir uma pesquisa dessa magnitude, que congregou professores, alunos de graduação e pós-graduação e favoreceu a aproximação com a comunidade escolar. Estudos demonstram que existe alta prevalência de início do consumo de drogas e álcool na fase da adolescência inicial, entre 11 e 13 anos. Se conseguirmos prevenir o uso nessa faixa etária, poderemos reduzir fatores de risco e aumentar fatores de proteção por meio da aplicação do programa #Tamojunto. Isso tem um impacto social e de saúde na vida dos adolescentes, repercutindo inclusive na redução da violência no País", avaliou a Profª Fabiane Gubert.

A coordenadora da pesquisa, Profª Zila Sanchez, do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP, acrescentou que se trata de "caso único no Brasil em que um programa de prevenção ao uso de drogas teve seus resultados avaliados por estudos padrão-ouro, em um processo contínuo e sistemático que teve como finalidade principal fornecer subsídios para a disseminação de uma política pública de prevenção ao uso de drogas baseada em evidências. A implementação do programa perpassou diversas gestões federais e, no momento, possui validação científica para que seja iniciada sua disseminação nacional com segurança", avalia Sanchez.

Com informações da Assessoria de Comunicação da UNIFESP.

Fonte: Profª Fabiane Gubert, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.