Comitiva realiza visita técnica e planeja conclusão de obras do futuro teatro do Campus de Itapajé

A Universidade Federal do Ceará se planeja para ter seu primeiro equipamento voltado ao desenvolvimento de ações artístico-culturais no interior do Estado. Trata-se do teatro do Campus Jardins de Anita, em Itapajé, município a 130 quilômetros de Fortaleza, onde está sendo erguida uma nova unidade acadêmica da UFC.

Imagem: O teatro do futuro Campus de Itapajé tem capacidade para 286 pessoas na plateia (Foto: Lady Dayana Oliveira)

O prédio do teatro começou a ser construído em 2003, por iniciativa do empresário José Maria de Sousa Melo (falecido em 2011), que doou tanto o terreno quanto os equipamentos nele construídos para a Universidade, em 2014. No último dia 10 de fevereiro, uma equipe coordenada pela Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE) visitou as instalações do teatro, para analisar o atual estado do prédio e diagnosticar as necessidades técnicas para a conclusão da obra.

O teatro tem capacidade de público de 286 lugares na plateia e um palco com 10 metros de largura. Além disso, possui camarins, bilheteria, salas de ensaio, área administrativa, um anfiteatro na parte externa e espaços para restaurante e biblioteca. A UFC planeja estruturar o equipamento cultural também para a realização de projeções de cinema, transformando-o em um cineteatro.

A diretora da SECULT-ARTE, Maria Pinheiro Pessoa, destaca que a conclusão da obra será importante para toda a sociedade. "Além de possibilitar a ocupação pelos grupos artísticos locais, será um espaço de fomento às práticas artísticas realizadas no Estado, contribuindo para o acesso à cultura e para a interiorização das ações culturais", afirmou.

Imagem: Comitiva coordenada pela SECULT-ARTE inspecionou todos os espaços do teatro (Foto: Lady Dayana Oliveira)

O futuro teatro se somará às ações da SECULT-ARTE para fomentar iniciativas artísticas em vários municípios cearenses, como o Circuito UFC-Arte no Interior, que desde 2018 promove atividades em locais como Sobral, Quixadá, Russas, Limoeiro do Norte, Crateús, Juazeiro do Norte, Itapajé, Redenção, Paracuru, Aracati e Iguatu.

Participaram da visita a Itapajé o diretor-geral do Campus Jardins de Anita, Marcelo Miranda de Melo; os gestores da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), Everton Parente e Eduardo Palheta; os professores do Curso de Teatro da UFC Francis Wilker e Juliana Carvalho, atual diretora do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA); e a produtora cultural da SECULT-ARTE Lady Dayana Oliveira.

Além dos servidores da UFC, a equipe contou com a participação do engenheiro eletricista Walter Façanha, assessor técnico da diretoria de Planejamento e Gestão do Instituto Dragão do Mar. Também esteve presente na visita Eudoxia Silva, que é irmã do empresário José Maria Melo, idealizador do Campus Jardins de Anita.

OBRAS DO TEATRO ‒ O grupo reuniu informações que vão subsidiar a elaboração de um documento com as necessidades técnicas de equipamentos de som e iluminação cênica, além do corpo de profissionais necessário para desenvolvimento das atividades do teatro.

Imagem: Fachada do teatro do Campus Jardim de Anita (Foto: Lady Dayana Oliveira)

Segundo o titular da UFC Infra, Everton Parente, as obras de engenharia civil do teatro (instalação e climatização) estão calculadas em cerca de R$ 2,6 milhões, cuja viabilização e licitação estão sendo providenciadas. Em fase posterior, serão apresentados os orçamentos para a compra de equipamentos, iluminação, dentre outros investimentos necessários.

SOBRE O CAMPUS ‒ O teatro é um dos equipamentos que compõem o futuro Campus Jardins de Anita, em Itapajé, que abriga também dois blocos compostos por salas de aulas, laboratórios, salas administrativas e área de convivência. No local, a UFC ofertará três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

As obras no espaço físico, incluindo urbanização, drenagem, ampliações etc., estão sendo planejadas e executadas, ao mesmo tempo em que os projetos pedagógicos dos cursos são desenvolvidos. O diretor do futuro campus, Prof. Marcelo Melo, afirmou que todos os esforços estão sendo empreendidos para que a nova unidade acadêmica possa funcionar no prazo mais breve possível. Ele acrescentou que o início e o formato das aulas se adequarão ao calendário universitário e às recomendações das autoridades sanitárias no contexto da pandemia de covid-19.

Fonte: Maria Pinheiro Pessoa, diretora da SECULT-ARTE da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.