Inscrições prorrogadas até 4 de abril: orientadores podem submeter propostas ao PIBITI

A Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), prorrogou, até as 18h do próximo dia 4 de abril, as inscrições para o processo unificado de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que visa estimular estudantes de graduação ao desenvolvimento de inovações e transferência de novas tecnologias.

O programa decorre de convênio entre a UFC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Imagem: As bolsas PIBITI visam estimular estudantes de graduação ao desenvolvimento de inovações e transferência de novas tecnologias (Foto: Victor Braga/UFC)

De acordo com o Edital nº 08/2021, a UFC oferecerá 80 bolsas para o período de vigência 2021/2022, sendo 40 na modalidade remunerada, com valor mensal de R$ 400,00, e 40 na modalidade voluntária. O quantitativo de bolsas a ser ofertado pelo CNPq e FUNCAP ainda será divulgado pelas referidas instituições.

As bolsas PIBITI destinam-se a estudantes de graduação, mas, conforme o edital, as inscrições são feitas pelos orientadores de projetos de pesquisa – servidores docentes ou técnico-administrativos – que devem ser doutores ou livre-docentes e estar em atividade na UFC, com vínculo permanente, com exceção de professor visitante. Os requisitos detalhados para inscrição do orientador estão expressos no item 2 do Edital nº 08/2021.

Já o estudante candidato a qualquer modalidade de bolsa do programa PIBITI deve estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFC e possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes/CNPq, entre outros requisitos, que estão listados no item 5 do Edital nº 08/2021.

Outras informações podem ser obtidas na PRPPG através dos e-mails da Coordenadoria de Pesquisa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Leia também: UFC lança editais para seleção de projetos de PIBIC e PIBIC-EM; inscrições prorrogadas até dia 4 de abril

Fonte: Profª Geanne Matos, coordenadora de Pesquisa da PRPPG – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.