Procurar no portal

Submissões de trabalhos para VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde seguem até 20 de março

Estão abertas, até o dia 20 de março, as inscrições de artigos completos e resumos expandidos para o VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (VI SINFORGEDS). O evento, que este ano tem como tema "Representação, tecnologia digital e mediação da informação: células para o autocuidado em saúde do sujeito empoderado", ocorrerá de 22 a 25 de junho, em formato virtual.

Imagem: logo do evento

O VI SINFORGEDS é uma realização da Universidade Federal do Ceará por meio do Departamento de Ciências da Informação, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, a Biblioteca Universitária, o Canal Plurissaberes e o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da Faculdade de Medicina.

O Seminário acontece desde 2009 nas dependências da UFC e estava previsto para ocorrer em maio de 2020, mas precisou ser adiado e ter o formato alterado em decorrência da pandemia de covid-19. Nesta edição, as palestras e conferências se darão pelo Canal Plurissaberes, da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, no Youtube e Twitter, e as oficinas serão transmitidas pelas plataformas Google Meet e Zoom, em salas restritas aos inscritos nas atividades.

Os interessados em apresentar trabalhos deverão se inscrever no site do evento e enviar os artigos ou resumos expandidos de acordo com as normas de submissão. As produções serão publicadas nos Anais Eletrônicos do VI SINFORGEDS e os trabalhos com melhores notas obtidas pelas avaliações às cegas serão publicados em uma edição especial da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE).

Serão aceitas produções relacionadas a um dos seguintes eixos temáticos: Ciência da informação, ciências da saúde e nanotecnologia: interdisciplinaridade em prol da vida; Produção, representação, mediação, disseminação, uso e gestão da informação científica, tecnológica, popular e utilitária relacionadas à covid-19; Representação da informação, governança e gestão eletrônica de arquivos de documentação sanitária; E-Saúde, acesso à informação e EAD: dispositivos de competência e mediação para a saúde do cidadão; e Práticas integrativas e complementares nos cuidados da saúde do indivíduo.

PROGRAMAÇÃO – Além de apresentação de trabalhos, a programação do SINFORGEDS contempla oficinas, palestras e mesas-redondas com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Destaque para a conferência de abertura, que ocorrerá no dia 23 de junho, às 18h30min. Na ocasião, o Prof. Jorge Elias Kalil Filho, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ministrará a palestra "Informação e tecnologias digitais a serviço da vida: as vacinas anticovid e as informações necessárias para o acompanhamento".

Já o encerramento do seminário contará com a participação do Prof. Yves-François Le Coadic, do Conservatoire National des Arts et Métiers (França), que abordará "As ciências da informação, documentação e cultura nas humanidades digitais em tempos de pandemia". A conferência está marcada para as 18h do dia 25 de junho pelo canal do Plurissaberes no Youtube.

Mais informações no site do VI SINFORGEDS e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Prof. Tadeu Feitosa, da Comissão de Comunicação e Informação do VI SINFORGEDS – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300