Agência UFC: Quase metade dos testes de covid-19 foi aplicada no Brasil no tempo inadequado, comprometendo sua eficácia

Quase metade dos testes para detecção da covid-19 realizados no Brasil foi aplicada em tempo inadequado, comprometendo, assim, a sua eficácia. É o que mostra reportagem veiculada, nesta terça-feira (9), na Agência UFC. A matéria apresenta os resultados de um estudo publicado por pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará, que analisou 1,79 milhão de notificações de casos suspeitos da doença registradas em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Imagem: O teste PCR é o mais indicado para verificação da covid-19, sendo considerado o exame padrão-ouro (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

Essa é a terceira matéria da série especial sobre pesquisas relacionadas ao novo coronavírus feitas na UFC. O artigo revela que o intervalo ideal dos exames não foi respeitado em uma a cada duas testagens, e essa falha acarreta uma maior chance de detecção de falso-negativos. A região Sul apresentou maior índice de inadequação, enquanto a Nordeste, a menor.

No exame RT-PCR, considerado o diagnóstico padrão-ouro, 47,9% das aplicações foram em prazo incorreto; já no teste rápido de anticorpo, a taxa de inadequação foi de 46,6%. Outros exames tiveram uma margem ainda maior de erro no que se refere ao período de testagem.

Essas e outras informações estão disponíveis na Agência UFC, que traz ainda entrevista em vídeo com a pesquisadora da Universidade à frente da pesquisa. Durante o especial sobre coronavírus, as matérias serão publicadas sempre às terças e quintas-feiras.

Fonte: Profª Elisângela Teixeira, do Departamento de Enfermagem da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.