Agência UFC: Estudo da UFC testa moléculas biológicas com potencial para inibir o novo coronavírus

Com o avanço da pandemia de SARS-CoV-2 (vírus da covid-19) no mundo, se multiplicaram também as buscas por moléculas e componentes que pudessem atuar como agentes antivirais, neutralizando o vírus ou evitando sua proliferação. É o caso de estudo realizado na Universidade Federal do Ceará que analisa o desempenho de moléculas conhecidas como chalconas nesse papel.

Fotografia de um pé de jucá

Os testes com essas moléculas são o tema da nova reportagem da Agência UFC, dentro da série especial sobre estudos relacionados ao novo coronavírus feitos na Universidade.

A pesquisa, desenvolvida por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e do Departamento de Química Analítica da UFC, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), avalia, em estágio "in silico" (simulação de computador), a interação das chalconas com peças importantes para a ação do vírus.

As chalconas são compostos biológicos que podem ser obtidos em fontes naturais ou de forma sintética, já sendo conhecidas da ciência por terem potencial antibacteriano, antioxidante, anti-inflamatório e antiparasitário, além de característica antiviral já registrada contra o rinovírus.

A matéria completa, informando como estão sendo feitos esses testes, os resultados alcançados e as expectativas com essas moléculas, pode ser conferida na Agência UFC, que traz também uma entrevista realizada pela UFC TV com um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

Fonte: Prof. Tiago Lima Sampaio, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.