Curso de Medicina de Sobral completa 20 anos de contribuições ao ensino e à saúde no Interior

São 20 anos de contribuições para o ensino superior e para a saúde pública no Ceará. O Curso de Medicina do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral celebra, nesta sexta-feira (2), duas décadas de existência. Considerado um dos embriões da interiorização da UFC, o curso é referência no ensino médico na região norte do Estado. 

Imagem: fachada de um prédio na cor amarela com uma estátua de um homem ao centro

Para marcar a data, o curso realizará, no dia 12 de abril, uma atividade on-line com a participação de servidores que fizeram e fazem parte dessa história. A transmissão ao vivo sobre as conquistas e os desafios nos 20 anos do curso está marcada para ocorrer às 19h no Canal da UFCTV no Youtube. Entre os participantes confirmados, estarão: os docentes Gerardo Cristino Filho e Vicente de Paulo Teixeira Pinto, primeiros coordenadores do curso; Antonio Vanderley Moreira, primeiro técnico-administrativo; Prof. Henry de Holanda Campos, ex-reitor e diretor da Faculdade de Medicina da UFC na época da instalação do curso em Sobral; os docentes José Juvenal Linhares e Paulo Roberto Santos, ex-coordenadores; e os professores Paulo Roberto Lacerda Leal e Alex Sandro de Moura Grangeiro, atuais coordenador e vice-coordenador do curso, respectivamente.

Criado com as parcerias do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Sobral, Diocese de Sobral e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o Curso de Medicina proporcionou avanços na própria UFC e na região onde está localizado. Cinco anos após a implantação do curso, a UFC instalou o Campus de Sobral, aumentando a oferta de graduações da Instituição e contribuindo para a democratização do ensino superior no Ceará.

Do início das atividades letivas, no dia 2 de abril de 2001, até agora, o curso já formou 720 médicos “fundamentados em princípios éticos, humanísticos e científicos”, conforme explicitado na missão do curso e destacado pelo atual coordenador, Prof. Paulo Roberto Lacerda Leal.

"Passados 20 anos, o nosso curso continua pujante e mantendo a nobre missão de formar profissionais médicos com qualidades técnica, crítica e humanística, com capacidade para atuar nos diversos níveis de atenção à saúde, e a elaborar ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação", frisa.

Imagem: foto de um rapaz negro com beca de colação de grau com mãos em oração

No âmbito da assistência à saúde, uma das conquistas foi a portaria interministerial dos Ministérios da Saúde e da Educação que transformou, em 2007, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral em hospital de ensino. "[A graduação em Medicina] colocou dentro do sistema de saúde docentes, técnicos e estudantes e, na sequência, internos e residentes dentro dos hospitais de Sobral. O curso fez uma verdadeira revolução [no município]", destaca o Prof. Gerardo Cristino Filho, primeiro coordenador de Medicina da UFC em Sobral.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, considera que a implantação do Curso de Medicina representou um avanço para a região Norte do Estado. "Mais do que criar um curso universitário, criamos uma nova época para a região. A implementação do Curso de Medicina em Sobral representou a criação de um ambiente de pesquisa, de desenvolvimento e produção de conhecimento na área de saúde", comenta.

Veja vídeo produzido pela UFCTV sobre os avanços do Curso de Medicina ao longo desses 20 anos:

ASSISTÊNCIA À SAÚDE – Além da assistência à comunidade por meio de seus 35 projetos de extensão, o Curso de Medicina tem dado fundamental contribuição no enfrentamento à pandemia de covid-19 na região. De acordo com o coordenador do curso, Prof. Paulo Roberto Leal, o internato segue ativo desde o início da pandemia, o que possibilita o treinamento dos alunos e a formação médica no enfrentamento à doença.

Em hospitais como a Santa Casa de Sobral e Regional Norte, os estudantes atuam na assistência aos pacientes, realizando anamnese, exames físicos, prescrições e acompanhamento da evolução da doença.

"Especificamente no enfrentamento direto aos pacientes covid, o internato tem participado nas escalas de plantões nos serviços de UTI Covid e Clínica Covid do Hospital Dr. Alves, bem como na Clínica Covid do Hospital Dr. Estevam. Em ambos os estabelecimentos, ligados à Prefeitura Municipal de Sobral, nossos alunos estão conseguindo aprender as nuances do tratamento clínico dos pacientes infectados pela covid em estágios moderado e grave, e, ao mesmo tempo, acabam dando suporte assistencial às equipes multidisciplinares desses estabelecimentos", afirma.

Imagem: foto de jovens com jaleco branco e adereços de palhaços atravessando uma rua
CONSTANTE EVOLUÇÃO – Em 20 anos de história, o curso cresceu e deu frutos. Se em 2001 a graduação em Medicina chegou ao município com oito docentes e um servidor técnico-administrativo, hoje já conta com um quadro formado por 81 docentes ativos (dos quais 55 possuem título de doutor ou mestre), 27 técnico-administrativos e quatro terceirizados.

"Nós aperfeiçoamos a aprendizagem prática e temos progressos permanentes e contínuos, além de estar sempre formando novas residências, mestrados, possibilitando no Interior o ambiente de formação universitária de qualidade", reforça Prof. Gerardo Cristino Filho, docente da área de neuroanatomia e neurocirurgia que esteve 14 anos à frente da coordenação do curso.

Na pós-graduação, induzido pelo Curso de Medicina, já são três cursos de mestrado (Biotecnologia, Saúde da Família e Ciências da Saúde) e nove residências (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Anestesiologia, Neonatologia, Traumato-Ortopedia, Medicina da Família e Comunidade, e Psiquiatria), além da especialização em Medicina de Urgência.

"Nós temos a certeza de que aquela iniciativa [de criação do curso] representou grande desenvolvimento para o conhecimento da área de saúde da região. Fica para a atual geração a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho iniciado há 20 anos", destaca o Prof. Cândido Albuquerque.

Fonte: Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.