Procurar no portal

Covid-19 será um dos temas de destaque na I Semana da Imunologia, que ocorrerá de 26 a 29/04

Em comemoração do Dia Internacional da Imunologia, que transcorre em 29 de abril, o projeto de extensão Imuno Ensina UFC e o Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS) da Universidade Federal do Ceará vão promover, de 26 a 29 deste mês, a I Semana da Imunologia, em formato on-line. Voltada para estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer instituições e também para o público em geral interessado, a semana tem inscrições gratuitas que poderão ser realizadas até o próximo dia 23 no site do evento.

A programação terá oito palestras com renomados professores e pesquisadores da área de imunologia. Quatro delas tratarão de questões ligadas à pandemia de covid-19. Palestrantes  discorrerão também sobre temas como processos imunológicos, doenças autoimunes, diagnóstico de alergias, entre outros. 

Imagem: Post de divulgação do evento

As atividades da Semana da Imunologia serão transmitidas pelo YouTube, sempre das 18h às 20h. O endereço do canal será previamente divulgado nos perfis do projeto de extensão Imuno Ensina UFC e do Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS)  no Instagram. A organização do evento ressalta que todos os inscritos receberão certificado de participação de 10 horas, desde que cumpram a frequência de 75% de presença. 

Para o Prof. Edson Teixeira, do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina e da coordenação do evento, a I Semana da Imunologia se reveste de muita importância tanto para academia como para o conhecimento do público em geral "ao disseminar boas informações com conteúdo científico", especialmente neste momento em que muitas fake news são divulgadas para confundir a sociedade. 

COVID-19 ‒ A abertura da semana será às 18h do dia 26, tendo como primeira palestra "Aspectos gerais das respostas imunes", com a Profª Juliana Navarro Ueda Yaochite, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) e do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Médica da UFC.

No mesmo dia, às 19h, o público inscrito assistirá à palestra "Imunidade e covid-19", com o Prof. Edson Holanda Teixeira, que além de integrar, como já citado, o corpo docente do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina, coordena o  projeto de extensão Imuno Ensina UFC e o LIBS.

Ao longo da semana ocorrerão duas palestras a cada dia, uma delas sempre dedicada a questões ligadas à covid-19. Os temas são:

dia 27, às 18h ‒ "Métodos laboratoriais para diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2", com Tiago Lima Sampaio, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC; 

19h ‒ "Diagnóstico das alergias baseado no mecanismo de hipersensibilidade", com a Profª Fabiane Pomiecinski Frota, do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

dia 28, às 18h ‒ "Vacinas para covid-19", com o Prof. Diego Moura Tanajura, da Universidade Federal de Sergipe. Ele é orientador da Liga Acadêmica de Imunologia de Lagarto (LAIL) e coordenador do perfil do Instagram @Imuno_News para divulgação de temas ligados à imunologia e da revista ?Oxe! Que História É Essa???

19h ‒ "Desordens autoimunes relacionadas ao glúten", com a Profª Cristina Costa Bessa, do Centro Universitário Estácio do Ceará.

dia 29, às 18h ‒ "Processos imunológicos nas doenças gastrointestinais: aplicações clínicas e terapêuticas", com a Profª Lília Maria Carneiro Câmara, do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Médica da UFC;

19h ‒ "Risco da polifarmácia utilizada pelo paciente celíaco diagnosticado com covid-19", com a Profª Karoline Sabóia Aragão, coordenadora do Curso de Farmácia do Centro Universitário Estácio do Ceará, coorientadora de estudantes de pós-graduação da UFC e tutora de atividades do aprendizado baseado em problemas (ABP) do Curso de Medicina na UFC. 

Outras informações podem ser acessadas no site do evento

Fonte: Prof. Edson Holanda Teixeira, do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300