UFC decide manter Calendário Universitário de 100 dias letivos para semestres de 2021

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará votou, nesta segunda-feira (12), a proposta de Calendário Universitário para o ano letivo de 2021, em reunião virtual. Após análise e deliberação, o Conselho decidiu democraticamente não acatar a proposta inicial elaborada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que estabelecia 85 dias letivos para decurso de cada um dos semestres. Dos 42 votantes, 20 foram favoráveis ao cronograma proposto enquanto 22 posicionaram-se contra.

Reunião virtual do CEPE/UFC

Embora a proposta inicial cumprisse o número de dias letivos estabelecidos pela legislação com base na Resolução nº 2/2020 do Conselho Nacional de Educação, o CEPE julgou o período de 100 dias mais adequado para a manutenção da qualidade do ensino e do aproveitamento acadêmico dos estudantes.

Com um calendário mais enxuto, a administração superior pretendia evitar uma defasagem ainda maior de tempo, para que a Universidade permanecesse alinhada aos seus pares do campo da educação básica no Ceará, como escolas públicas estaduais (Portaria nº 57/2021 do Governo do Estado) e escolas privadas.

O reitor da UFC e presidente do CEPE, Prof. Cândido Albuquerque, embora favorável à regulação do calendário ao ano civil, enfatizou que o principal objetivo do Conselho é decidir o melhor para a Universidade. "O calendário que for aprovado será o meu calendário, o nosso calendário, e farei de tudo para que seja executado da melhor forma possível".

Diante da decisão, a PROGRAD ouvirá as propostas e sugestões dos membros do Conselho para a construção de um cronograma que contemple as necessidades dos estudantes e dos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade. Logo que uma nova proposta seja concluída, será apresentada ao CEPE para nova votação.

Fontes: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Secretaria do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.