Agência UFC: nanocristais de celulose podem reduzir atividade bacteriana em superfícies

Além de apresentarem óbvios riscos à saúde da população, algumas bactérias podem afetar também diferentes indústrias, em diversos níveis. Por exemplo, sistemas de filtração e dessalinização de água são vítimas de um processo conhecido como bioincrustação (biofouling), que consiste na adesão e no acúmulo de bactérias às membranas das superfícies que são utilizadas nesses sistemas.

Zoom em bactéria de cor roxa, com fundo preto

Para diminuir esse problema, que reduz o tempo de vida das membranas e causa prejuízos tanto de saúde quanto econômicos, uma solução é a utilização de revestimentos feitos com produtos que possam eliminar as bactérias. É o que tem estudado equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, com foco em revestimentos de nanocristais de celulose (CNCs).

Em artigo publicado no periódico ACS Sustainable Chemistry & Engineering, os pesquisadores descrevem como superfícies revestidas com esses nanocristais foram capazes de tornar inativas até 90% das células da bactéria Escherichia coli (ou E. coli), que, dependendo do tipo, pode ser nociva para o trato gastrointestinal humano, se estiver presente em alimentos, por exemplo.

A pesquisa, feita em parceria da UFC com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade da Flórida (EUA), é tema desta semana de matéria na Agência UFC, canal de divulgação científica da UFC. Acesse o site para ler a matéria completa.

Fonte: Agência UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.