SECULT-ARTE e equipamentos culturais apresentam à administração proposta de política integrada

A Universidade Federal do Ceará deu, nesta semana, um passo decisivo na direção da implantação de seu futuro Plano de Cultura. Em reunião virtual, a Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (SECULT-ARTE) e os diretores dos equipamentos culturais sob a tutela do órgão administrativo apresentaram ao reitor, Prof. Cândido Albuquerque, o documento Proposta Institucional para uma Política Artística e Cultural Integrada na UFC. Participaram do encontro o reitor; a diretora da SECULT-ARTE, Maria Pinheiro Pessoa; a diretora do Museu de Arte da UFC (MAUC), Graciele Siqueira; o diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), Wolney Oliveira; o diretor da Casa José de Alencar (CJA), Fred Pontes; e a diretora do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), Profª Juliana Carvalho. 

Imagem: Grupo de teatro de servidores (três mulheres e um homem) apresenta-se no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. (Foto: Viktor Braga)

Elaborada coletivamente, a proposta traz levantamento histórico e diagnósticos importantes para orientar uma reestruturação do campo na Universidade e alinhá-lo aos pontos prioritários do tema no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022. O documento apresentado estava em elaboração há alguns meses, a pedido da administração superior. "Quando comecei minha gestão, uma das coisas que fiz questão de fazer foi visitar cada equipamento cultural, conhecer toda a estrutura física e de servidores, saber quais são as demandas e como se comportava cada equipamento. Em janeiro, fechamos um esboço e coletivamente todos passaram a dar suas colaborações", relata a titular da SECULT-ARTE, Maria Pinheiro Pessoa, cuja dissertação de mestrado também tratou transversalmente do tema.

Os pilares norteadores do grupo de trabalho que culminou na proposta foram diversidade cultural, acesso à cultura, formação e qualificação artístico-cultural, preservação e salvaguarda do patrimônio cultural e acessibilidade universal. "Foi um documento feito de forma colaborativa e orgânica. Agora é primordial que, num segundo momento, novos atores e agentes culturais de dentro da Universidade sejam agregados. Fico muito feliz com o fato de todos os equipamentos serem agora vinculados à SECULT-ARTE e por ser a primeira vez que se tem um documento desse porte", comemorou Maria.

O Prof. Cândido Albuquerque elogiou a articulação entre SECULT-ARTE e diretorias, que resultou em uma proposta coesa, colaborativa e com grande potencial para ser a semente de um plano de cultura institucional. O dirigente máximo ressaltou a importância do acesso à cultura e à arte para pessoas com deficiência, vislumbrando possibilidades de parcerias com a Secretaria de Acessibilidade – UFC Inclui. Para o reitor, a atuação cultural em diversas frentes também poderá ser ampliada com esforços de captação externa de recursos em esferas governamentais, prática já comum para alguns projetos da Universidade. Também foi pauta da reunião o uso futuro do teatro do Campus Jardins de Anita, no município de Itapajé (a 137 quilômetros de Fortaleza). O equipamento possui capacidade para 420 espectadores e ainda não teve a estrutura finalizada.

Imagem: Print de tela de reunião virtual entre o reitor Cândido Albuquerque, a diretora da SECULT-ARTE Maria Pinheiro e diretores dos equipamentos culturais. (Foto: Maria Pinheiro)

Do ponto de vista dos equipamentos, os gestores afirmaram estar satisfeitos com a definição de um norte e um real mapeamento das necessidades. "Foi um marco esta união que nos fez refletir sobre a história do campo na UFC, conhecer os desafios, vulnerabilidades e potencialidades destes lugares na cultura universitária. O MAUC se faz presente há 60 anos nesta história e está na base cultural da UFC", relatou a diretora do Museu de Arte, Graciele Siqueira. A museóloga acrescentou ainda que os ganhos da implantação dessa proposta cultural a curto, médio e longo prazos serão coletivos e deverão ser fortalecidos constantemente por meio do apoio da administração superior.

Para Fred Pontes, diretor da CJA, tratou-se de um passo concreto na construção de uma política cultural para a UFC, que precisará da adesão e participação de todos os segmentos e atores da área cultural e artística da Instituição. "É o diagnóstico atual das deficiências e potencialidades do setor, apresentando diretrizes, plano de ação e até orçamento preliminar para uma melhor promoção da cultura e da arte na Universidade. A gestão foi bastante receptiva, apresentou o quadro de dificuldades da conjuntura atual e indicou alguns caminhos para busca de recursos externos. A expectativa é que os equipamentos culturais e o segmento como um todo dentro da Universidade possam se fortalecer", disse o diretor, ressaltando tanto o ineditismo da proposta quanto o legado que esta, uma vez consolidada, deixará para a UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.