UFC se integra às comemorações do Dia Mundial da Propriedade Intelectual com atividades de 26 a 29 de abril

O Dia Mundial da Propriedade Intelectual (PI) é celebrado em 26 de abril. A Universidade Federal do Ceará, através da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova), se integra às celebrações como parte da agenda da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), promovendo a I Semana da PI – UFC Inova. O evento começa nesta segunda-feira (26) e prossegue até quinta-feira (29) com representantes da UFC e de diversas entidades.

No último dia, está prevista a solenidade de entrega de Certificados de Inventores (Cartas-Patentes) e posse de integrantes do Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT) da UFC. As atividades ocorrerão de forma remota com transmissão pelo canal da UFCTV no YouTube.

A temática proposta é "Dia Mundial da PI 2021 – PI & PME [Pequenas e Médias Empresas]: 'levar suas ideias ao mercado'", com o objetivo de determinar o papel que os direitos de propriedade intelectual (PI) desempenham em relação ao estímulo da inovação e da criatividade.

Imagem: Ilustração

Na UFC, a Coordenadoria de Inovação Tecnológica, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, é a instância responsável pela gestão da propriedade intelectual na Instituição. Entre suas responsabilidades está a do trâmite do registro de propriedade intelectual desenvolvida por pesquisadores vinculados à UFC ou em suas dependências. Assim, a I Semana da PI/UFC Inova "vem no sentido de estimular cada vez mais a inovação dentro da Universidade, dirimindo algumas dúvidas de alunos, professores, nossos pesquisadores de modo geral", diz a coordenadora da UFC Inova, Ana Carolina Matos.

No programa, serão vistas questões como direito autoral, formas de proteção à propriedade intelectual, melhores práticas envolvendo instituições de inovação tecnológica – como as universidades – e as empresas, entre outras.

Confira a programação da I Semana da PI – UFC Inova:

26/04, segunda-feira
- 18h às 19h30min – Mesa-redonda de abertura: "Papel da Propriedade Industrial e do Núcleo de Inovação Tecnológica no estímulo à inovação dentro das universidades", com as expositoras: Ana Carolina Matos, coordenadora da UFC Inova, e Louise Azulay, analista de Propriedade Intelectual na Agência USP de Inovação (AUSPIN), tendo como mediador o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

27/04, terça-feira
- 17h às 18h – Mesa-redonda 1 – "Introdução à Propriedade Intelectual", com o expositor Fábio Barros, pesquisador em Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e docente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PROFNIT/IFCE). Mediadora: Lívia Lima, diretora da Divisão de Propriedade Intelectual da UFC Inova.
- 18h15min às 19h30min – Mesa-redonda 2 – "Dos Direitos Autorais ao Direito Digital: Inovações tecnológicas, desafios e transformações – Sociedade", com o expositor Roberto Reial Linhares, presidente da Comissão de Propriedade Intelectual, Mídias, Entretenimento e Novas Tecnologias da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE).

28/04, quarta-feira
- 17h às 18h – Mesa-redonda 1 – "Melhores Práticas nas Colaborações Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) – Empresa e o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC", com os expositores Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), e Louis Lozouet, sócio da Venturini IP.
- 18h15min às 19h30min – Mesa-redonda 2 – "Valoração de Propriedade Industrial: conceitos e práticas para uma comercialização efetiva de patentes", tendo como expositor Louis Lozouet, sócio da Venturini IP.

29/04, quinta-feira
- 11h às 12h30min – Solenidade de encerramento, com a entrega de Certificados de Inventores (Cartas-Patentes) e Posse do COMIT, com mesa formada pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; o pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Porto; e a coordenadora de Inovação Tecnológica, Ana Carolina Matos.

Ana Carolina informa que no período 2019/2020, a UFC obteve sete cartas patentes, inclusive a primeira carta de titularidade exclusiva da UFC, sobre a invenção de um novo equipamento robótico de aplicação de anestesia bucal

O invento tem como autor o Prof. José Jeová Siebra Moreira Neto, do Curso de Odontologia, em parceria com a também professora daquele curso Juliana Oliveira Gondim e com os pesquisadores Augusto Darwin Moreira de Araújo Lima e Alexssandra Camarço Prado Lima, que, na época do depósito do pedido da patente, cursavam, respectivamente, doutorado e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC.

Já o Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT) da UFC, que é presidido pelo reitor e tem Ana Carolina como vice-presidente, conta com integrantes da Universidade e membros da sociedade civil, conforme Portaria nº 85, de 9 de abril de 2021. Na solenidade, o reitor formalizará a Comissão Executiva do COMIT, com membros da UFC, e dará posse aos membros externos (compreendendo, assim, o COMIT amplo).

Fonte: Ana Carolina Matos, titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova) – e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.