Professor da UFC integra publicação internacional sobre impactos das cianobactérias na qualidade da água potável

Imagem: Capa do livro patrocinado pela OMSO Prof. José Capelo Neto, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará, é um dos autores da publicação internacional Toxic cyanobacteria in water: a guide to their public health consequences, monitoring and management (Cianobactérias tóxicas na água: um guia para suas consequências na saúde pública, monitoramento e gestão, em tradução para o português).

O livro, com patrocínio da Organização Mundial da Saúde (OMS), já está disponível on-line gratuitamente para leitura (em inglês) e se conecta a um dos principais programas de internacionalização da pesquisa na UFC, o CAPES-Print.

O lançamento oficial da publicação ocorrerá no dia 12 de maio, em um seminário virtual, das 9h às 11h (horário de Brasília), através da plataforma Zoom. Interessados poderão se inscrever por meio de formulário eletrônico

Segundo o Prof. José Capelo Neto, o manual que está em sua segunda edição, aborda um dos assuntos mais relevantes na atualidade: o abastecimento de água para consumo humano e os impactos das cianobactérias e suas toxinas na qualidade da água potável. Capelo e a Profª Sandra Azevedo (UFRJ) são os dois únicos pesquisadores brasileiros a participar da publicação ao lado de cientistas de renome global.

"Através desse projeto tivemos a oportunidade de nos reunir com esses pesquisadores, de conhecer e de nos fazermos conhecidos no meio acadêmico internacional, deixando, assim, portas abertas para parcerias futuras. Adicionalmente, esse manual é de extrema importância em âmbito mundial, já que orienta a maioria dos países a respeito dos padrões de qualidade de água a serem adotados para suas populações", pontua o Prof. José Capelo.

Fonte: Prof. José Capelo Neto, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.