Procurar no portal

I Semana da Propriedade Intelectual é encerrada com entrega de Certificados de Inventores e posse dos membros do Comitê de Inovação Tecnológica

A I Semana da Propriedade Intelectual (PI) da Universidade Federal do Ceará foi encerrada nesta quinta-feira (29) com solenidade de entrega de Certificados de Inventores (Cartas-Patentes) e posse de integrantes do Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT) da UFC. O evento on-line contou com a participação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; do pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; e da coordenadora de Inovação Tecnológica, Ana Carolina Matos, entre outros gestores.

Ao dar boas-vindas aos presentes, o Prof. Rodrigo Porto enfatizou a importância simbólica do momento que, segundo ele, "sinaliza o amadurecimento da gestão tecnológica da UFC, um processo que teve início em 2017, com a aprovação de uma política de inovação muito moderna, e tem se intensificado nos últimos dois anos, principalmente na atual gestão".

Entre os destaques da solenidade, esteve a entrega de certificados aos 27 profissionais da UFC responsáveis por inventos que renderam à Universidade sete patentes reconhecidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) entre 2019 e 2020. De acordo com o INPI, a patente é a garantia de que um invento não será produzido, usado, posto à venda ou importado por terceiros sem a autorização do inventor.

O reitor Cândido Albuquerque destacou em sua fala o orgulho que sente por "fazer parte da história da UFC no momento em que a Instituição se torna referência". Para o dirigente, que tem adotado os eixos inovação, empreendedorismo e inovação como prioridades de sua gestão, "a criação de um ambiente de inovação tecnológica na UFC tem como pressuposto o fato universal de que hoje o mundo está dividido entre os países que produzem tecnologia e os países que importam tecnologia. [...] Se fizermos uma rápida retrospectiva, poderemos notar que os países que se desenvolveram, principalmente no pós-guerra, foram aqueles que tiveram uma política de inovação e investiram em suas universidades como fonte de pesquisa, inovação e empreendedorismo".

A coordenadora de Inovação Tecnológica, Ana Carolina Matos, conduziu a entrega simbólica dos certificados e parabenizou os inventores da Instituição, salientando a relevância de "louvar e colocar às claras, mesmo em tempo de pandemia" o trabalho realizado durante anos pelos pesquisadores da Universidade. Para ela, é louvável o trabalho que tem sido realizado desde 2017 e o desenvolvimento obtido após o estabelecimento de uma política bem definida de inovação para garantir segurança jurídica às ações da Universidade

Imagem: Print de tela do evento on-line

Na ocasião, o reitor Cândido Albuquerque empossou os novos membros do Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT), responsável por formular e articular a política institucional de propriedade intelectual e inovação tecnológica da Universidade. Nos próximos dias, serão nomeados também os integrantes da Comissão Executiva do COMIT, que assessora tecnicamente a Instituição quanto às definições de propriedade intelectual e aos acordos de parceria com o setor produtivo.

TRABALHO CONTÍNUO ‒ Além das sete patentes citadas na solenidade, no último ano a UFC registrou mais dois inventos: um dispositivo que facilita a digestão de material orgânico e uma máquina que otimiza colheita de alimento para o gado.

As recentes aquisições são resultado de esforço exercido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), por meio da UFC Inova, que tem trabalhado para facilitar os registros, no INPI, das invenções desenvolvidas na UFC.  Durante a pandemia de covid-19, a UFC Inova iniciou um tipo de mentoria com os inventores cujas patentes estão em processo de avaliação técnica. A unidade analisa aspectos da redação patentária e dá orientações ‒ através de e-mails, reuniões pelo Google Meet, dentre outras formas ‒ sobre o atendimento aos requisitos legais vigentes no País.

Veja, abaixo, a lista das patentes apresentadas na solenidade e dos respectivos cientistas da UFC agraciados com o Certificado de Inventores:

SISTEMA PARA TRANSPORTE DE GÁS NATURAL ADSORVIDO E MÉTODOS DE OPERAÇÃO DE ARMAZENAMENTO ‒ Trata-se de um sistema inovador de armazenamento e transporte de gás natural na forma adsorvida, criado pelo Grupo de Pesquisa em Separações por Adsorção (GPSA) da UFC e pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES).

Inventores da UFC: Diana Cristina Silva de Azevedo; Célio Loureiro Cavalcante Júnior e Antônio Eurico Belo Torres.

PROTEÍNA RECOMBINANTE DE MYCOBACTERIUM SP., TESTE IMUNODIAGNÓSTICO E VACINA PARA TUBERCULOSE ‒ Parceria entre a UFC, através da Faculdade de Medicina e do Centro de Ciências, com as Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC), Minas Gerais (UFMG), Juiz de Fora (UFJF) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O invento identificou uma nova proteína que pode ajudar na prevenção e combate à tuberculose.

Inventores da UFC: Lucas de Lima Nogueira e Benildo Sousa Cavada.

APLICADOR DE ANESTÉSICO ODONTOLÓGICO ‒ Primeira carta-patente de titularidade exclusiva da UFC, trata-se de um novo equipamento robótico de aplicação sem dor de anestesia bucal, criado no Curso de Odontologia.

Inventores da UFC: José Jeová Siebra Moreira Neto; Juliana Oliveira Gondim; Augusto Darwin Moreira de Araújo Lima e Alexssandra Camarço Prado Lima.

MÉTODO DE INICIALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE CONTORNOS ATIVOS APLICADOS À SEGMENTAÇÃO PULMONAR EM IMAGENS TOMOGRÁFICAS ‒ Também de titularidade exclusiva da UFC, o invento é um artifício computadorizado que permite a segmentação dos pulmões em exames de tomografia computadorizada (TC) do tórax, com potencial de permitir um diagnóstico precoce e mais preciso do câncer de pulmão.

Inventores da UFC: Paulo César Cortez; John Hebert da Silva Felix, Marcelo Alcântara Holanda; Auzuir Ripardo de Alexandria; Pedro Pedrosa Rebouças Filho e Tarique da Silveira Cavalcante.

PROCESSO PARA MELHORAMENTO DO CONTATO ELÉTRICO ENTRE NANOESTRUTURAS E ELETRODOS ‒ A invenção, feita em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), oferece uma solução para garantir um bom contato elétrico entre dispositivos sem que haja perda de eficiência, a partir da utilização de luz laser, permitindo a fabricação de dispositivos menores e que dissipem menos energia, aquecendo menos.

Inventores da UFC: Valdenir da Silveira e Antônio Gomes Souza Filho.

COMPOSIÇÃO, PROCESSO DE PREPARAÇÃO E USO DE NANOCOSMÉTICO À BASE DE CERA DE CARNAÚBA E QUERCETINA COM AÇÃO HIDRATANTE, ANTIOXIDANTE E FOTOPROTETORA ‒ Produzida por cinco mulheres pesquisadoras da UFC, a tecnologia transforma a cera de carnaúba, árvore-símbolo do Ceará, e a quercetina, substância encontrada em vegetais, em um inovador nanocosmético para a pele.

Inventoras da UFC: Nágila Maria Pontes Silva Ricardo; Tamara Gonçalves Araújo; Bianca Oliveira Louchard; Deyse de Sousa Maia e Rosa Ferreira Araújo de Abreu.

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIOLUBRIFICANTES ‒ Desenvolvida em parceria com a Petrobras, a invenção é voltada à melhoria da produção de biolubrificantes feitos a partir de óleos de origem vegetal ou animal, de baixa agressividade ambiental.

Inventores da UFC: Francisco Murilo Tavares de Luna; Francisco Ordelei Nascimento da Silva; Maria do Socorro Vale e Fátima Andrea Lima Girão.

Fonte: Ana Carolina Matos, coordenadora da UFC Inova ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300