Aula inaugural da nova turma do GUNI aborda boas práticas em integridade no setor público

A tarde dessa quinta-feira (6) marcou o início de um novo ciclo para um grupo de servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará. Eles assistiram à aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Universitária (GUNI), que, em sua sexta edição, será ofertado totalmente de forma remota, possibilitando a participação de servidores de todos os campi da Instituição.

Imagem: imagem da tela de computador com fotos dos participantes da aula on-line

Ao saudar os novos alunos, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, falou da alegria em ver a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) ofertar uma nova turma do GUNI. “O trabalho da PROGEP na formação continuada dos nossos servidores é uma missão importantíssima. O que uma instituição tem de maior valor é seu potencial humano, e na UFC essa também é nossa maior força”, apontou.

O vice-reitor também destacou o incentivo à formação do corpo funcional da Universidade em outros níveis, através da Graduação Tecnológica em Gestão da Qualidade e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC).

SABERES E EXPERIÊNCIAS – O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Machado, deu as boas-vindas aos colegas da UFC, assim como aos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) que também integram a nova turma do curso. Coordenador do GUNI, ele destacou o potencial da nova turma através da troca de saberes e experiências das instituições que representam.

Vice-diretora da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), a Profª Danielle Augusto Peres manifestou a honra de ver sua unidade acadêmica ser "sede logística desse curso tão importante. Espero que essa formação se traduza em trabalhos acadêmicos que possam melhorar os serviços da nossa Universidade", disse.

INTEGRIDADE – Com o tema "Boas práticas em Integridade", a aula inaugural do GUNI foi ministrada pelo superintendente regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Ceará, Giovanni Pacelli. Na exposição, ele destacou a importância das instituições implementarem programas de integridade, conjunto estruturado de medidas institucionais para prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

Imagem: foto da tela do computador com participantes da aula e apresentação em slides do palestrante

Giovanni Pacelli, que destacou o fato de a UFC ter sido a primeira instituição federal no Ceará a apresentar um Plano de Integridade, em 2018, apontou a necessidade de estruturação de instâncias de integridade nas organizações, como comitês de governança e gestão estratégica, que podem englobar comissão de ética, ouvidoria, auditoria interna, corregedoria interna e agentes de integridade.

"As ações estruturadas de integridade não constituem um sistema antifraude, mas um 'sistema imunológico' da organização contra fraudes. Como nas organizações, quando nosso sistema imunológico está fraco, está suscetível a toda sorte de comorbidades. Por outro lado, quando o sistema está forte, podemos até pegar uma gripe, mas a chance de recuperação e criação de anticorpos aumenta consideravelmente", comparou.

Também estiveram presentes à aula inaugural on-line do GUNI a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo; a pró-reitora de Graduação, Ana Paula Ribeiro de Medeiros; a coordenadora técnica do GUNI, Teresa Cristina Aguiar Lima; a coordenadora de Desenvolvimento e Capacitação da PROGEP, Luzimar Araújo de Oliveira; o diretor da Divisão de Formação Profissional da PROGEP, Ciro Teixeira; e a chefe do Departamento de Administração da FEAAC, Fabiana Nogueira.

Fonte: Curso de Especialização em Gestão Universitária – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.