Maio Solidário: Estudantes e colaboradores terceirizados da UFC recebem 450 cestas básicas

Na manhã deste sábado (8), a Universidade Federal do Ceará recebeu estudantes e colaboradores terceirizados para a distribuição de 450 cestas básicas arrecadadas durante a primeira semana da campanha Maio Solidário, projeto conjunto da Reitoria, do Cerimonial da UFC e da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa). A ação segue até o fim do mês, na intenção de atenuar os efeitos da insegurança alimentar de alguns setores da comunidade acadêmica.

A arrecadação teve início na última terça-feira (7) e segue até o dia 31 de maio. Cláudia Lordão, chefe do Cerimonial da UFC, setor que atua no recebimento e armazenamento das cestas, comemora o número de unidades arrecadadas somente na primeira semana: "Foi um recorde! A campanha começou na terça-feira e já arrecadamos 450 unidades. Até o fim da campanha, as entregas serão realizadas em dias úteis, mas dessa vez foi realizado um esforço excepcional para entregar as cestas ainda no sábado anterior ao Dia das Mães para que não falte alimento às famílias nessa data tão especial".

ft 210508 claudia cerimonial cestas

A lista de alunos contemplados na primeira fase de entrega foi encaminhada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) com base no grupo de estudantes coberto pelo auxílio-moradia que manifestaram interesse, por meio de formulário, em receber as cestas básicas. A relação dos colaboradores terceirizados, por sua vez, é gerida pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), que identificou perfis de maior vulnerabilidade socioeconômica entre os colaboradores lotados em serviços gerais e de jardinagem, totalizando 367 trabalhadores.

"Nós fomos procurados por colaboradores de outros setores, além dos de serviços gerais e de jardinagem, que gostariam de saber se eles também receberiam as cestas. Até o momento, as listas somam 717 candidatos ao benefício, mas, caso as doações ultrapassem esse número, vamos expandir para mais trabalhadores e estudantes", explica a chefe do Cerimonial da UFC.

Cláudia Lordão reafirma a importância da solidariedade durante este momento de dificuldade:

Na oportunidade, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, compareceu à Reitoria, ponto de coleta e de entrega das cestas básicas, para acompanhar o andamento do trabalho. Segundo ele, o objetivo maior é amparar as pessoas que estão passando por dificuldade durante o período de pandemia. "Nós temos alunos cujas famílias estão passando por dificuldades e a nossa intenção é minimizar o sofrimento dessas pessoas."

O Prof. Cândido Albuquerque explica como surgiu a ideia da arrecadação de cestas básicas e agradece a todos os envolvidos:

DOAÇÕES – Cláudia Lordão relata que as doações têm partido principalmente de membros da comunidade acadêmica, mas que a população em geral também é convidada a participar. "Nesta semana nós recebemos um servidor que deixou aqui cerca de 20 cestas, mas não quis se identificar. Para mim, isso é a verdadeira caridade, doar sem desejar nada em troca", afirma.

O Prof. Cândido Albuquerque reconheceu o empenho de todos os envolvidos nas doações e agradeceu especialmente à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que doou 300 cestas básicas para a campanha. "Esse é o sentimento de solidariedade que todos nós devemos cultivar neste momento de dificuldade."

Funcionário recebem cestas

Para realizar a doação, basta o interessado se dirigir, no horário das 8h às 18h, à portaria do salão nobre da Reitoria da UFC e entregar a cesta ao porteiro Ricardo Veloso, colaborador responsável pelo recebimento. A organização da campanha enfatiza que serão recebidas apenas cestas, que podem ser adquiridas prontas ou montadas pelo doador com os produtos essenciais (arroz, feijão, macarrão, açúcar, sal, sardinha ou atum em lata, leite em pó, óleo e biscoitos sortidos). A entrega aos selecionados ocorrerá progressivamente.