Agência UFC: Brasileiros têm mais comportamentos sustentáveis quando moram fora do país

Mesmo tendo conhecimento sobre hábitos sustentáveis e reconhecendo a importância de praticá-los, os brasileiros tendem a ser mais ambientalmente responsáveis quando moram fora, em países desenvolvidos, do que em seu próprio país. Estudo de professora da Universidade Federal do Ceará analisou o comportamento de imigrantes do Brasil no Canadá e revelou que simples ações do dia a dia que contribuem com a preservação do meio ambiente só se tornaram parte do cotidiano quando eles passaram a viver no estrangeiro.

Zoom em mão jogando papel em uma lixeira em local público

A Agência UFC traz uma reportagem sobre a pesquisa, que analisa os comportamentos individuais sustentáveis dos brasileiros, tais como separar o lixo doméstico para a reciclagem ou manter ruas limpas com ações simples, como evitar jogar resíduos no chão. O estudo foi produzido pela Profª Cláudia Buhamra, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC/UFC) e se concentrou naqueles que viviam em Montreal, a segunda maior cidade canadense. O Canadá é um dos destinos para moradia mais buscados por brasileiros.

A pesquisa mostrou que os brasileiros não só eram bem informados em relação à sustentabilidade como tinham sentimentos favoráveis à questão ambiental quando ainda viviam no Brasil. Mas os comportamentos mostravam o contrário. A falta de infraestrutura e a ausência de confiança nos serviços de tratamento de lixo do Brasil são algumas das justificativas que fazem com que os conhecimentos e os sentimentos dos brasileiros relacionados à preservação do meio ambiente não se reflitam em ações efetivas.

Para saber mais sobre os resultados da pesquisa, confira a matéria completa na Agência UFC.

Fonte: Profª Cláudia Buhamra, do Departamento de Administração da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.