I Seminário Museus e Coleções da UFC discutirá o futuro dos museus universitários de 18 a 21/05

A pandemia de covid-19 e a necessidade de evitar contatos sociais ressaltaram a importância das artes para a sobrevivência humana. O setor artístico-cultural passa por um processo de reinvenção, e, mais que nunca, é tempo de discutir a preservação e a valorização desse patrimônio. Com esse intuito, o I Seminário Museus e Coleções da UFC ocorrerá no formato virtual de 18 a 21 de maio, integrando a 19ª Semana Nacional de Museus.

Anualmente, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) participa da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em 2021, o tema é "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar", refletindo sobre a realidade na qual os museus estão inseridos e sobre a urgência de inventariar, diagnosticar e compreender as dinâmicas nas quais as coleções e museus universitários estão envolvidos.

Imagem: Logomarca da 19ª Semana Nacional de Museus

A emergência da temática deve-se ao trágico incêndio no Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2018. O incidente expôs as fragilidades e o desconhecimento quanto ao patrimônio musealizado das universidades federais. Na época, o Tribunal de Contas da União (TCU) alertou sobre a necessidade de identificar esses espaços e de verificar possíveis riscos, a fim de evitar perdas de bens culturais do País.

Ouça matéria sobre o evento produzida pela rádio Universitáeia FM

PROGRAMAÇÃO NA UFC – Nesse amplo contexto, o MAUC, em parceria com o Memorial da UFC e a Secretária de Cultura Artística (SECULT-ARTE), preparou a programação do I Seminário Museus e Coleções da UFC – Reflexões Contemporâneas.

Para participar, não é preciso se inscrever. A programação será on-line, transmitida pelo canal do MAUC no YouTube, com a participação de tradutores da língua brasileira de sinais, sempre que possível.

O evento reunirá profissionais com atuação nacional e internacional, representantes de instâncias de preservação de patrimônio e profissionais das áreas de coleções, museus e processos museológicos da UFC. O seminário, aberto ao público, destina-se principalmente a profissionais e estudantes do campo da museologia e a quaisquer interessados nas áreas de cultura, arte, memória e preservação patrimonial.

Após a mesa de abertura, no dia 18, às 14h, com a participação prevista do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, haverá um debate sobre "Museus e coleções universitárias no Brasil e no mundo". Ao longo da programação, também serão discutidos temas como "Instâncias de preservação do patrimônio cultural na UFC", "Memória, cultura e arte na UFC", "Divulgação científica", "Coleções didáticas e científicas", "Bibliotecas e memoriais".

A programação completa, com o detalhamento de todos os dias do evento, pode ser vista no site do MAUC.

O evento é uma realização do MAUC, do Memorial da UFC e da SECULT-ARTE, com apoio da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), da Pró-Reitoria de Extensão da UFC (PREX) e do Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (GRUPIC/UFAM). A promoção é do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

OUTRAS ATIVIDADES – Além do I Seminário Museus e Coleções da UFC, o Museu de Arte da UFC promoverá outras atividades dentro da Semana Nacional de Museus. De 17 a 21 de maio, a ação educativa "Cada obra conta uma história" terá lugar nas redes sociais do MAUC e da Biblioteca do MAUC Floriano Teixeira, com postagens diárias sobre as memórias da instituição a partir de seus acervos arquivísticos e bibliográficos.

No mesmo período, outra ação educativa digital, "Museu e[m] poesia", apresentará propostas poéticas para [re]imaginar os museus no século XXI. A atividade ocorrerá nas redes sociais do MAUC e do Núcleo Educativo do museu.

Também será apresentada uma série de diálogos entre o Núcleo de Comunicação do MAUC e os públicos do museu, por meio de lives no Instagram. No dia 17, haverá o encontro "Conversas entre o sertão e a arte do MAUC", com Ed Ferrera, artista, educador e produtor cultural. No dia 19, haverá o encontro "Conversas entre o litoral e a arte do MAUC", tendo como convidada Érica Aguiar, professora na EEEP Professora Abigail Sampaio, em Paracuru (CE). E no dia 21, ocorrerá o encontro "Conversas entre a serra e a arte do MAUC", com Inês Mapurunga, cantora, compositora e geógrafa.