PRAE lança edital com mais de 2 mil bolsas e auxílios; estudantes devem se inscrever de 17 a 24/05

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará divulga o Edital nº 04/2021 referente ao processo seletivo unificado do Programa de Iniciação Acadêmica (BIA) para o ano de 2021, para Auxílio-Creche e Auxílio Emergencial do semestre 2021.1 e para a ação de Inclusão digital, mediante o Programa Alunos Conectados MEC-RNP/2020 (conforme aditivo ao edital publicado no dia 14 de maio).

Os benefícios são destinados a estudantes de cursos presenciais de graduação de Fortaleza e do Interior (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral) que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada e que atendam aos critérios exigidos pelo edital. O objetivo é propiciar condições financeiras para permanência e desempenho acadêmico satisfatório desses estudantes.

Imagem: estudantes sentados na escada da Concha Acústica da UFC, na Reitoria

O auxílio-creche é destinado a discentes que estejam frequentando regularmente as aulas em um dos cursos presenciais da UFC e que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e detenham guarda e coabitem com filhos (as) em idade de seis a 48 meses incompletos.

O auxílio emergencial é voltado a estudantes que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada e que atendam a um dos requisitos previstos nos anexos do edital. Serão ofertadas até 217 vagas, assim distribuídas: até 177 para estudantes dos campi da UFC em Fortaleza; 10 para Crateús; 10 para Quixadá; 10 para Russas; 10 para Sobral.

Os candidatos serão classificados de acordo com o nível de vulnerabilidade socioeconômica, de forma que as vagas serão preenchidas segundo a ordem decrescente da vulnerabilidade, conforme apontado no edital.

Já a ação de inclisão digital consiste na concessão de chip de telefonia celular com pacote de acesso à internet de até 20 GB por mês para estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica dos campi Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral com o objetivo de garantir o acesso contínuo do estudantes aos conteúdos acadêmicos disponibilizados remotamente.

BIA – Com o objetivo de beneficiar os estudantes de cursos presenciais de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, preferencialmente os de semestres iniciais, o Programa de Iniciação Acadêmica oferecerá, em 2021, até 1.820 bolsas, sendo até 1.460 para Fortaleza; até 66 para Crateús; até 108 para Quixadá; até 66 para Russas e até 120 para Sobral.

Os bolsistas selecionados serão distribuídos em três linhas de ação: acolhida ao recém-ingresso, para estudantes matriculados no primeiro ano de graduação; UFC Integra, destinado a alunos a partir do segundo semestre do curso de graduação; e Inter Pró-Reitorias, voltado a estudantes a partir do terceiro semestre de graduação.

LIVE – A fim de orientar os estudantes sobre o edital, a PRAE realizará dois encontros on-line para tirar as principais dúvidas sobre os documentos exigidos. As lives estão marcadas para ocorrer às 15h30min desta quinta-feira (13) e às 14h desta sexta-feira (14) via Google Meet.

INSCRIÇÕES – Os candidatos devem ler atentamente o edital, bem como o anexo que regulamenta cada benefício específico. As inscrições ocorrem do dia 17 até as 17h do dia 24 de maio. Para participar do processo seletivo, o estudante deverá cumprir as seguintes etapas:

– Acessar o Portal Discente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA);
– selecionar a aba Auxílios e Bolsas, e, então, a aba Processo Seletivo de Auxílios e Bolsas;
– escolher o anúncio do(s) benefício(s) pretendido(s) do seu campus;
– assinalar o(s) benefício(s) que deseja pleitear;
– responder ou atualizar os dados pessoais no SIGAA, caso seja preciso;
– preencher o questionário;
– realizar o upload da documentação comprobatória exigida no edital e no anexo específico para o benefício pretendido.

Os candidatos matriculados nos campi de Fortaleza que tenham dúvidas sobre a documentação deverão procurar orientações com a equipe de assistentes sociais da PRAE por meio do seguinte e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No caso de estudantes matriculados nos campi do Interior, as orientações sobre documentação serão fornecidas pelas equipes responsáveis pela seleção nas respectivas unidades por meio dos e-mails institucionais: Crateús (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Quixadá (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Russas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Sobral (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

O edital completo, bem como seus anexos e documentos exigidos, estão disponíveis no site da PRAE.

Fonte: Divisão de Gestão de Benefícios (DIGEB) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.