Edital seleciona projetos de iniciação acadêmica; inscrições são para servidores docentes e TAES

Estarão abertas, de 17 a 24 de maio, as inscrições para projetos aptos à atuação de bolsistas do Programa de Iniciação Acadêmica nos campi da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza e no Interior (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral) para o ano de 2021. As inscrições são voltadas exclusivamente para servidores docentes e técnico-administrativos em educação (TAES) com nível superior.

O Programa de Iniciação Acadêmica é constituinte do Programa de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC e tem o objetivo de proporcionar aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de cursos presenciais de graduação, preferencialmente os de semestres iniciais, os meios para garantir a permanência e o desempenho acadêmico satisfatório.

estudantes conversando

De acordo com o Edital nº 5/2021, são ofertadas até 1.820 bolsas, sendo até 1.460 para os campi da UFC em Fortaleza; até 66 para Crateús; até 108 para Quixadá; até 66 para Russas e até 120 para Sobral.

Serão aceitos projetos que se enquadrem nas seguintes linhas de atuação do Programa de Iniciação Acadêmica: UFC Integra (destinado a projetos de prestação de serviços e estudos à comunidade acadêmica) e Inter Pró-Reitorias (para projetos em parceria com as pró-reitorias de Graduação, de Extensão, de Pesquisa e Pós-Graduação, e de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional).

As inscrições de projetos para a modalidade UFC Integra serão realizadas exclusivamente por formulário eletrônico. O interessado deverá preencher o formulário específico do campus para o qual pretende pleitear a vaga: Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral. Os projetos deverão conter: informações relativas à iniciativa e ao responsável pelo projeto, justificativa, objetivos, atividades previstas e formas de acompanhamento dos bolsistas.

No caso de projetos para a modalidade Inter Pró-Reitorias, as inscrições serão realizadas via formulário eletrônico específico para cada campus (Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral). Os projetos deverão conter dados da iniciativa e do responsável por ela, assim como as atividades previstas para serem desenvolvidas pelo bolsista.

Informações sobre critérios de seleção de projetos, atribuições dos responsáveis pela iniciativa e descrição de cada linha de atuação do Programa de Iniciação Acadêmica estão disponíveis no edital.

LIVE – A fim de orientar os candidatos sobre detalhes do edital, a PRAE realizará dois encontros on-line para tirar as principais dúvidas sobre os documentos exigidos. As lives estão marcadas para ocorrer às 15h30min desta quinta-feira (13) e às 14h desta sexta-feira (14) via Google Meet.

Fonte: Divisão de Gestão de Benefícios (DIGEB) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.