Curso de Fisioterapia recebe capacete Elmo e estudantes serão treinados para futuro uso em pacientes

O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará agora conta com um capacete Elmo, equipamento de respiração assistida capaz de reduzir em até 60% a necessidade de intubação de pacientes com covid-19. A entrega do Elmo foi feita na manhã desta quinta-feira (13) pelo vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, e pela pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, durante reunião com a Profª Daniela Gardano, coordenadora de Extensão do Campus do Porangabuçu e docente do Curso de Fisioterapia.

Com a entrega do Elmo, os estudantes das disciplinas de Clínica Fisioterapêutica em Cardiologia e Pneumologia e do Internato III, ofertadas no sétimo e no décimo semestres, respectivamente, serão treinados para o uso do equipamento, que tem se mostrado eficaz na recuperação de pacientes com o coronavírus.

Imagem: Profª Elizabeth Daher, pró-reitora de Extensão; Prof. Glauco Lobo, vice-reitor da UFC; e Profª Daniela Gardano, coordenadora de Extensão do Campus do Porangabuçu e docente do Curso de Fisioterapia (Foto: UFC Informa)

De acordo com a Profª Daniela Gardano, todos os alunos formados no Curso de Fisioterapia no último semestre e que atuam na área cardiorrespiratória estão no mercado de trabalho e têm utilizado o Elmo no dia a dia das unidades hospitalares. A ideia, a partir de agora, é que ainda durante a graduação os estudantes sejam treinados para aplicar o capacete, chegando ao mundo do trabalho já familiarizados com suas especificidades.

"A área da fisioterapia cardiorrespiratória nunca esteve tão em alta. Temos egressos do Curso de Fisioterapia atuando na linha de frente dos treinamentos para uso do Elmo em hospitais e tivemos fisioterapeutas da UFC na equipe de desenvolvimento do capacete", explicou a docente. Ela afirmou ainda que dentro das equipes médicas multidisciplinares nas unidades de saúde, cabe ao profissional de fisioterapia a utilização, condução e aplicação do Elmo em pacientes.

A entrega do capacete foi articulada pela PREX junto à Reitoria da UFC. Em janeiro deste ano, o Complexo Hospitalar da Universidade recebeu 14 unidades do equipamento.

"Essa aprendizagem prática será muito boa, pois são alunos que já estão perto de se graduar e que, assim que saírem da Universidade, estão habilitados para o uso do capacete em pacientes", complementou a Profª Elizabeth Daher.

SOBRE O ELMO – O Elmo é um equipamento genuinamente cearense e foi desenvolvido e patenteado em pleno período de pandemia, em cerca de 90 dias, por uma força-tarefa institucional que envolveu a UFC, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Governo do Estado, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e a Esmaltec.

Fonte: Vice-Reitoria da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.