Horto de Plantas Medicinais realiza I Simpósio de Farmácias Vivas do Brasil; inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o I Simpósio de Farmácias Vivas do Brasil / Semana das Plantas Medicinais Prof. Dr. Francisco José de Abreu Matos. Com programação totalmente gratuita, o evento será realizado de 19 a 21 de maio, a partir das 16h, pelo canal do YouTube UNITV. A realização é da Universidade Federal do Ceará, do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA) e do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará.

Podem inscrever-se, via formulário on-line, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área da saúde, bem como interessados em geral. Na programação estão previstas palestras e mesas-redondas sobre temas como etnofarmacopeia, fitoterapia, modelos de farmácias vivas no Brasil, entre outros.

Imagm de divulgação do Simpósio, com foto do professor e informações de data

No dia 19, às 17h, será ainda realizado o lançamento do livro Etnofarmacopeia do Prof. Francisco José de Abreu Matos, com apresentação da Profª Geanne Mattos, da Faculdade de Medicina da UFC, e palestra de Karla Magalhães, farmacêutica do Horto de Plantas Medicinais Prof. FJA Matos, também da UFC.

O evento faz alusão ao Dia da Planta Medicinal, celebrado em 21 de maio como homenagem ao nascimento do professor emérito da UFC Francisco José de Abreu Matos (1924-2008), internacionalmente reconhecido pela criação do Farmácias Vivas. A iniciativa é considerada o primeiro programa de assistência social farmacêutica baseado no emprego científico de plantas medicinais, com o objetivo de promover  seu uso racional.

Neste ano também se comemoram os 15 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Brasil (PNPMF), instituídas em 2006.

Inscrições e mais informações podem ser conferidas no site da UNICATÓLICA

Fonte: Profª Mary Anne Medeiros Bandeira, coordenadora do Horto de Plantas Medicinais Prof. FJA Matos – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.