Seara da Ciência apresenta a mostra "Experimenta!", com vídeos educativos sobre ciência

O Grupo de Teatro da Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará, apresenta a série de vídeos Experimenta!, uma mostra on-line desenvolvida pelos bolsistas do Museu da Seara da Ciência. São cinco webséries com conteúdos científicos diversos e classificação livre exibidas no canal do grupo de teatro da Seara da Ciência no YouTube.

As produções são disponibilizadas ao público às terças e quintas-feiras. Nessa quinta-feira (13), o grupo lançou mais um vídeo da websérie "Você pergunta e a Jovita responde! – episódio 2: As formas da água".

Para a próxima semana, já está agendada a divulgação do segundo episódio de "O minuto da ciência", com o tema: a covid-19 e seus sintomas, na terça-feira (18); e "Alice Ball e outras histórias!", que contará, na quinta-feira (20), a história de vida da cientista química norte-americana.

Também compõem a mostra on-line as produções "O show de Zima" e "Ciência é coisa de preto!". Os trabalhos fazem parte do projeto Comunicando Ciência com Arte, da Seara da Ciência, integrante do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), coordenado pela SECULT-ARTE, e têm o objetivo de promover a divulgação científica através da arte da dramaturgia. O projeto é coordenado pelos professores Ilde Guedes, diretor da Seara da Ciência, e Marcus Vale, docente da Seara.

O Grupo de Teatro da Seara é formado pelos estudantes Tulipa Magalhães, Raireno Maciel, Arthur Moreira, Mariane Romão e Vic Nascimento, todos do Curso de Teatro, com direção de Renato Rodrigues, egresso da UFC. Os vídeos são gravados pelos próprios bolsistas, que buscam oferecer qualidade técnica com conteúdo.

SAIBA MAIS SOBRE CADA WEBSÉRIE – "O minuto da ciência", que tem direção de Raireno Maciel, é um programa em que o público tem total interação com o conteúdo. A cada semana é abordado um assunto diferente sobre ciência, sempre buscando trazer experiências simples para fazer em casa e se divertir. As pessoas podem participar enviando vídeos para aparecer no programa.

Na websérie "Você pergunta e a Jovita responde", é possível acompanhar o cotidiano de uma girafa de personalidade excêntrica que tem curiosidade para dar e vender. Através de seus devaneios, Jovita e seus espectadores aprendem diversas coisas relacionadas à ciência e à natureza. O programa tem criação e direção de Arthur Moreira.

"Alice Ball e outras histórias!" narra a trajetória de uma cientista preta que durante décadas teve seus créditos tirados de sua própria invenção. O método de Ball, como ficou conhecido, mudou a vida de muitas pessoas que sofreram com a hanseníase durante o século XX. Tem criação e direção de Tulipa Magalhães e objetiva apresentar a importância da representatividade preta.

Já a websérie "O show de Zima" apresenta processos da ciência de forma extrovertida e educativa, como no episódio "Plantasia", em que, ao presenciarem a morte de uma plantinha, Zima e Lorrayne investigam o processo de fotossíntese para aprender como cuidar melhor das plantas. A direção é de Vic Nascimento.

Outra ação do projeto é o "Ciência é coisa de preto!", criado por Mariane Romão. A websérie se propõe falar sobre as contribuições feitas por mulheres e homens pretos para a qualidade da vida humana. Através da exposição desses inventores, o projeto pretende, caminhando em busca da decolonização do saber e da representatividade, motivar as pessoas a conhecer o mundo que as rodeia. Você sabe quem criou a geladeira e o fogão? E o elevador e a caneta? E a guitarra e o videogame? A maioria não sabe que todas essas e muitas outras coisas foram criadas por pessoas pretas. Não acredita em mim? Embarque com Dudinha e Dandara nessa aventura e descubra que ciência é coisa de preto.

Mais informações no perfil da Seara da Ciência no Instagram.

Ouça também matéria sobre o assunto produzida pela rádio Universitária FM

Fonte: Raireno Maciel, discente do Curso de Teatro da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.