Em formato on-line, 10º Brincar na UFC acontece de 22 a 26 de maio com atividades gratuitas

Em comemoração do Dia Internacional do Brincar, o Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) da Universidade Federal do Ceará promove o 10º Brincar na UFC: um Direito de Todos, no formato on-line. As atividades serão realizadas de 22 a 26 de maio pelo canal do CELULA no YouTube.

A programação, voltada para discussões e reflexões sobre o brincar e a infância, contará com brincadeiras, oficinas, rodas de conversa, visitas virtuais, ateliês lúdicos, tutoriais, dicas de jogos e podcasts relativos ao tema. O cronograma de atividades pode ser encontrado no site e nos perfis do Brincar Móvel e do CELULA no Instagram.

Imagem: Arte com a marca do evento

O objetivo é celebrar o Dia Internacional do Brincar e os 10 anos do evento por meio de experiências lúdicas e diálogos científicos sobre o tema com estudiosos, experts, pesquisadores e brincantes. "Queremos que esse evento seja um momento de descoberta, fantasia, aprendizagem, inclusão, cidadania, interações e ludicidade. Para nós, uma criança que brinca é uma criança feliz. Porque brincar é um direito. Brincar é vida, negar o direito de brincar é negar o direito à vida", descreve a organização do evento.

DIA DO BRINCAR ‒ Celebrada no dia 28 de maio, a data foi instituída em maio de 1999, na 8ª Conferência Internacional de Brinquedotecas da Associação Internacional de Brinquedotecas (ITLA, na sigla em inglês), em Tóquio. A ideia é chamar a atenção para o brincar como um direito previsto na Convenção dos Direitos da Criança.

CELULA ‒ O Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão para os alunos e professores da UFC. Destina-se ao fortalecimento do vínculo entre a teoria e a prática pedagógica e o conhecimento da realidade brasileira na área da cultura lúdica e do brincar. O programa estrutura estudos, pesquisas e ações sociais sobre a importância do jogo, do brinquedo, da brincadeira, da cultura lúdica e do lazer.

Fonte: Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.