UFC está no Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo, que segue até dia 19

A Universidade Federal do Ceará participa, de hoje (17) até quarta-feira (19), do Pint of Sciencemaior festival de divulgação científica do mundo. Em razão da pandemia de covid-19, o evento, pelo segundo ano consecutivo, trocou as palestras e os bate-papos em mesas de bares e restaurantes por transmissões ao vivo e gratuitas pelo canal do Pint of Science on-line Brasil no YouTube em 67 cidades brasileiras. Não é preciso fazer inscrição.

Imagem: O Pint of Science objetiva apresentar pesquisas recentes e aproximar as pessoas da ciência em conversas descontraídas (Imagem: Divulgação)

No programa de Fortaleza, o público vai poder assistir a apresentações sobre temas como fontes de alimento do futuro, computação quântica, clonagem de animais, vida em Marte, doença de Parkinson e violência familiar. A plateia virtual também vai poder interagir e tirar dúvidas com os cientistas pelo chat. Na capital cearense, além da participação de pesquisadores da UFC, a programação contará com estudiosos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

A proposta do Pint of Science, segundo os organizadores, é "apresentar pesquisas recentes e aproximar as pessoas da ciência em conversas descontraídas, atrativos que fizeram sucesso nas primeiras edições do evento em Fortaleza e que levaram mais de 200 pessoas por dia aos bares".

O evento é realizado anualmente, graças ao trabalho de coordenadores e equipes locais. Em Fortaleza, a comissão organizadora é formada por Adriana Rolim (UNIFOR), Antonio Gomes (UFC), Daniel Brito (UFC), Gustavo Saavedra (EMBRAPA) e Mona Lisa de Oliveira (UECE), sob coordenação local de Ana Elisa Sidrim (EMBRAPA).

Confira a programação do Pint of Science 2021 em Fortaleza.

Segunda – 17/maio
19h – Fontes de alimento do futuro – Caroline Mellinger Silva (EMBRAPA), Janice Ribeiro Lima (EMBRAPA) e Rafael Gurgel (UFC)
Link de acesso no canal do Pint of Science on-line Brasil no YouTube

20h30 – Clonagem para preservar – Vicente José de Figueirêdo Freitas (UECE)

Terça – 18/maio
19h – Computação quântica: uma nova era na segurança da informação – Hilma Helena Macedo de Vasconcelos (UFC)
Link de acesso no canal do Pint of Science on-line Brasil no YouTube

20h30min – É possível plantar em Marte? – Natália Florêncio Martins (EMBRAPA), Pierre Basílio Almeida Fechine (UFC) e Marcelo Oliveira Rodrigues (UnB)

Quarta – 19/maio
19h – Doença de Parkinson: muito além do tremor – Fernanda Martins Maia Carvalho (UNIFOR)
Link de acesso no canal do Pint of Science on-line Brasil no YouTube

20h30min – Contextos familiares violentos: como podemos proteger as crianças? – Normanda Araújo de Morais (UNIFOR)
Link de acesso no canal do Pint of Science on-line Brasil no YouTube

O Prof. Antonio Gomes, do Departamento de Física da UFC, comenta que “vivemos cada vez mais em um mundo que tem como base a tecnologia desenvolvida por meio dos avanços da ciência. Portanto, consumimos ciência o tempo todo, desde os alimentos, passando pelos remédios e vacinas, até os nossos telefones portáteis. Esse é o lado prático. Mas tem ainda o lado que nos encanta mais, é a ciência que sacia nossas grandes curiosidades. Como surgiu o universo? Como a matéria pode ser viva? Como se forma um arco-íris? Como a luz se propaga no vazio?”. Nesse sentido, ele reforça que um evento como o Pint of Science “tem como objetivo levar para toda a sociedade as conquistas da ciência.”

A programação completa do festival no Brasil, bem como mais informações sobre como assistir à programação de Fortaleza, estão disponíveis no site do evento.

Com informações da assessoria de imprensa do Pint of Science em Fortaleza.

Fontes: Prof. Antonio Gomes ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Prof. Daniel Brito ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ambos do Departamento de Física da UFC