PROGRAD abre 150 vagas de monitoria voluntária para suporte ao uso de tecnologias digitais

Estão abertas, até 25 de maio, as inscrições para vagas de monitoria voluntária, de caráter temporário, para continuidade das ações acadêmicas da Universidade Federal do Ceará no período da pandemia de covid-19. Os monitores atuarão no suporte a professores e estudantes para planejamento e execução das aulas com uso de tecnologias e recursos digitais, no período de junho de 2021 a fevereiro de 2022.

Imagem: Aluna trabalhando de frente para o computador

São 150 vagas ofertadas. Cada monitor terá carga horária de seis horas semanais. Entre as atividades a serem realizadas estão apoio a estudantes e professores para lidar com as tecnologias digitais, suporte ao planejamento das aulas da graduação (adaptação do plano de aula para formato remoto, escolha de metodologias mais adequadas, auxílio na escolha dos tipos de avaliação a serem propostos etc.) e apoio para questões de ordem operacional (gravação de vídeos, podcasts, uso de plataformas etc.).

Portanto, para participar da monitoria voluntária, é preciso ter expertise em tecnologias da informação e comunicação (TICs), acesso à Internet, dispositivo como computador, celular ou tablet, conhecimento e habilidades de uso de ferramentas de comunicação (e-mail, WhatsApp, Telegram etc.) e também de softwares do pacote Office e/ou similares para editoração de textos, de softwares de apresentação e planilha eletrônica, além de dominar ferramentas para armazenamento em nuvens.

Outros requisitos são disponibilidade para aprender o uso de ferramentas para edição de vídeos, podcast em áudio, plataformas com fins de publicação, edição e acompanhamento de aulas remotas (por exemplo: Google Classroom, SIGAA, Solar).

É necessário ter condições e equipamentos para instalação dessas ferramentas em seu próprio dispositivo e oferecer, quando estiver no plantão de atendimento, “suporte remoto” a professores e alunos.

INSCRIÇÕES – As inscrições dos candidatos devem ser feitas pelos professores orientadores. A indicação dos alunos para atuação em componentes curriculares específicos deve ser efetivada por meio de formulário eletrônico, no período de 14 a 25 de maio.

Cada professor/orientador poderá indicar até dois discentes para atuar na monitoria voluntária. O resultado será divulgado no dia 27 de maio, no site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), considerando a ordem de inscrição até o limite de vagas (150).

Confira o cronograma completo e mais informações no Edital nº 11/2021.

Fonte: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos da PROGRAD/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.