Preservação de acervos é discutida na abertura do I Seminário Museus e Coleções da UFC; evento vai até dia 21

Teve início na tarde desta terça-feira (18) o I Seminário Museus e Coleções da UFC - Reflexões Contemporâneas. Com o objetivo de trazer a discussão sobre as estratégias a serem adotadas para o futuro desses equipamentos, bem como a relevância das coleções universitárias no contexto atual, a iniciativa integra a 19ª Semana Nacional de Museus.

A mesa de abertura ocorreu às 14h, de forma virtual, e contou com a participação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; da pró-reitora de Extensão (PREX), Profª Elizabeth Daher; do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Albuquerque; da diretora do Museu de Arte da UFC (MAUC), Graciele Siqueira, e do vice-diretor da Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE), Francisco Miranda.

A diretora do MAUC principiou os discursos fazendo uma homenagem às mais de 430 mil pessoas vítimas de covid-19 no Brasil, sendo uma delas o professor aposentado da UFC e pesquisador da cultura popular Gilmar de Carvalho, falecido no dia 17 de abril, aos 71 anos. Destacou Graciele a atuação de Gilmar em curadorias de diversas exposições e na articulação da equipe do MAUC com os artistas e mestres da cultura da região do Cariri cearense. "Gilmar foi um grande amigo do MAUC desde a década de 1990 e com quem estabelecemos uma relação de confiança. Foi um dos responsáveis pela ampliação da nossa coleção de cultura popular", pontuou. Enfatizando a relevância das discussões propostas pelo evento, a diretora afirmou que um dos legados na iniciativa será um e-book – com lançamento previsto para o dia 28 – que apresentará todas as coleções científicas e culturais da UFC ao público.

As falas institucionais seguiram com o vice-diretor da Secretaria de Cultura Artística da UFC, Francisco Miranda, que fez um resgate da cultura e arte na Universidade e comentou a importância dos museus universitários para ações de educação e pensamento crítico sobre a cultura e história de cada local. Em seguida falou a Profª Elizabeth Daher, que delineou os vínculos entre a PREX e o MAUC, definindo o equipamento como um aliado nas ações extensionistas. Aludindo aos 60 anos do museu, celebrados este ano, a pró-reitora avaliou o MAUC como imprescindível à difusão de cultura e arte no Brasil. "É um dos melhores museus universitários do País e um retrato da nossa pujante cultura", declarou.

Logo após, o Prof. Augusto Albuquerque evidenciou a interface do Museu da UFC com a internacionalização e, encerrando as falas, o reitor comentou a importância da cultura e arte no contexto atual. "Como é bom saber que os museus existem, e como seria pobre a nossa vida se não tivéssemos a cultura para alimentar a nossa alma. Os museus são uma conexão com o futuro, e reverenciar a existência do museu e da cultura, que nesses dias dão colorido às nossas vidas, é um papel da Universidade", afirmou o Prof. Cândido Albuquerque.

COLEÇÕES UNIVERSITÁRIASA mesa inicial do evento teve como tema "Museus e coleções universitárias no Brasil e no mundo", e debateu as dificuldades de preservação dos acervos sob salvaguarda das universidades. Como debatedores estiveram Rita de Cássia de Mattos, do Conselho Federal de Museologia, que falou sobre a formação profissional e atuação do museólogo no Brasil; Ana Luisa de Mello Nascimento, do Fórum Permanente de Museus Universitários, que abordou a organização do Fórum e enfocou a temática de políticas públicas para os museus universitários; Marcus Granato, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que discorreu sobre patrimônio cultural e políticas de preservação nos museus universitários, hoje os maiores detentores dos bens culturais no País, segundo o pesquisador; e Maurício Cândido da Silva, da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários, que apresentou a plataforma digital da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários.

SAIBA MAISO I Seminário Museus e Coleções da UFC segue até sexta-feira (21), com uma ampla programação virtual, abordando temas como memória e cultura, divulgação científica, bibliotecas e materiais, entre outros. Para acompanhar, basta acessar o canal do MAUC no YouTube. O evento é uma realização do MAUC, do Memorial da UFC e da SECULT-ARTE, com apoio da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), da Pró-Reitoria de Extensão da UFC (PREX) e do Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (GRUPIC/UFAM). A promoção é do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Fonte: Gracielle Siqueira, diretora do MAUC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.